Conheça 9 tipos de psicoterapia (e saiba qual é ideal para você)
A psicanálise é um método de tratamento de transtornos mentais, moldado pela teoria psicanalítica. Fundada por Sigmund Freud (1856-1939), enfatiza processos mentais inconscientes e é algumas vezes descrita como a “psicologia profunda”.
A teoria da psicanálise busca entender o funcionamento da mente humana e parte do princípio de que os processos psíquicos são, em boa parte, inconscientes. Ou seja, para a psicanálise, nós não temos consciência de vários fatores que definem nossas emoções e comportamentos.
A Psicanálise, enquanto método de investigação, caracteriza-se pelo método interpretativo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.
Quais as principais abordagens da Psicologia?
Existem várias vertentes de trabalho na psicologia e, durante a graduação, os estudantes têm contato com as principais abordagens de forma resumida, como a psicanálise, a Gestalt-terapia, cognitivo comportamental, o humanismo e outras que variam de faculdade para faculdade.
Os psicólogos sustentam que os estilos parentais, o ensino e as experiências de vida ajudam a moldar-nos como indivíduos. As abordagens cognitiva e psicodinâmica olham para dentro, concentrando-se nos pensamentos e outros processos cognitivos que levam uma pessoa a se comportar como ela.
Reflexão Acerca das Principais Abordagens Pedagógicas e a Postura do Professor
2. relações, comparações e confrontações entre a abordagem pedagógica tradicional e humanista, concepções compreendidas como tendências utilizadas no processo de ensino-aprendizagem que influencia as situações concretas na sala de aula e nesse cenário educativo a relação professor aluno.
Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.
Foi encontrado na literatura as seguintes abordagens pedagógicas: Abordagem Psicomotora; Abordagem Interacionista-Construtivista, Abordagem Desenvolvimentista; Abordagem Crítico-Superadora; abordagem Crítico- Emancipatória; Abordagem Educação Física Plural e Abordagem Educação Física para Promoção da Saúde.