Pioneira da arte-educação, Ana Mae Barbosa reforça: “Todo artista tem o que ensinar” “O artista acha que, por si só, não ensina. ... Mas, necessariamente, por ser artista, ele tem o que ensinar.
Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. ...
Ana Mae - Existe a arte como expressão e a arte como cultura. A arte como expressão, como já disse, é a capacidade de os indivíduos interpretarem suas ideias através das diferentes linguagens e formas. A arte como cultura trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para a transformação da arte.
A proposta triangular surgiu em e foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística ...
R.: Os três eixos da Proposta Triangular do Ensino da Arte são: leitura de imagem, contextualização e produção ou fazer artístico. É necessário compreender o que as pessoas fazem com a arte, para compreender esta proposta. As pessoas apreciam, leem obras de Arte, contextualizam a obra e o artista e produzem arte.
A Abordagem Triangular enfrentou o desafio de dessacralizar a arte como um bem e o museu como seu local de culto, defendendo que a experiência estética é direito de todos e opondo-se à concepção de arte/educação como um livre fazer desvinculado de teorias.
O ensino de artes ajuda a criança a expressar seus sentimentos. ... Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz que merece ser ouvida.
O papel do professor de arte diante da abordagem histórico-cultural é criar processos de qualidade de vida no contexto de uma escola em que haja envolvimento do professor e dos alunos.
É necessário que o professor de arte, enquanto facilitador do processo de aprendizagem, introduza o aluno no ato de querer dar significação as imagens que fazem parte do seu mundo, podendo desta forma, comentar, argumentar e participar de maneira crítica frente às manifestações artísticas.
Desse modo, de acordo com o texto em questão, a prática de artes visuais deve ser trabalhada na Educação Infantil sob três perspectivas: o fazer artístico – que visa a criação por meio das práticas artísticas; a apreciação – que objetiva desenvolver a percepção e a captação do sentido das obras artísticas; e a reflexão ...
A arte é uma ferramenta útil para as crianças poderem expressar sentimentos e para estimular a criatividade. Com o uso de diferentes materiais e cores, elas podem experimentar, destruir e reconstruir formas e mudar conceitos.
A arte nos dá um entendimento de mundo mais amplo, ela é um meio de comunicação entre as pessoas e os povos, ela nos dá subsídios para compreender melhor a vida e nos proporciona a união da nossa racionalidade com a nossa emoção e a nossa atividade corporal do divino.
A Arte é fundamental para a vida da sociedade, uma vez que é por meio dela, que conseguimos expressar as nossas emoções e sentimentos, seja por meio de quadros, da pintura, da escultura, da gravura e demais técnicas.
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
As músicas podem até mesmo ajudar no aprendizado de outras línguas. O ensino da arte na educação infantil por meio de atividades colaborativas, como acontece no teatro e pode acontecer na pintura, por exemplo, contribui para a capacidade de trabalhar em equipe.