* Isóbaros: Átomos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z). Os exemplos a seguir são isóbaros, pois todos possuem o número de massa igual a 40: 2040Ca, 1940K, 1840Ar. * Isoeletrônicos: Átomos ou íons que possuem o mesmo número de elétrons.
Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.
Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
A principal propriedade que caracteriza um elemento químico é seu número atômico. O Número atômico, normalmente representado pela letra maiúscula Z, se refere ao número de prótons que existem no núcleo do átomo de um elemento.
-São chamados isótono, isóbaros e isótopos elementos que apresentam, respectivamente, igual número de: * nêutrons-massa-prótons. prótons- nêutrons-massa. prótons-elétrons-nêutrons.
Isóbaros: São os átomos que possuem o mesmo número de massa; Isotonos: São os átomos que possuem o mesmo número de neutros; Isotopos: São os átomos que possuem o mesmo número de prótons, mas, diferem na quantidade de nêutrons.
A classificação dos átomos baseia-se na quantidade de elétrons, prótons e nêutrons. Os átomos podem ser entre si isótopos, isóbaros e isótonos. Como já sabemos, a estrutura básica do átomo conhecida atualmente considera o átomo dividido em duas regiões: núcleo e eletrosfera.
Modelo atômico de Dalton (1803) — “Modelo bola de bilhar” Modelo atômico de Thomson (1898) — “Modelo pudim de passas” Modelo atômico de Rutherford (1911) — “Modelo nuclear” Modelo atômico de Bohr (1913) — “Modelo planetário”
Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb). Isótopos: se definem como átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, possuem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa.
Veja a explicação: * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
São átomos de mesmo elemento químico , mas com núcleos diferentes : eles tem o mesmo número de prótons , mas números de nêutrons diferente . Exemplo : átomo de hidrogênio .
Explicação:Para se definir um átomo, o material precisa ter em seu centro um núcleo (que é constituído por prótons e nêutrons e ao seu redor possuem elétrons. os átomos são identificados por letras, as quais os significados são: A -> Número de massa, é soma de PRÓTONS + NÊUTRONS... Por exemplo, o do Fe (Ferro) é 56..
átomos são os componentes básicos das moléculas e da matéria comum. São compostos por partículas subatómicas. As mais conhecidas são os prótons, os nêutrons e os elétrons. O átomo é a unidade fundamental da matéria, o que significa dizer que toda matéria é constituída de átomos.
Resposta. O tamanho do átomo depende do raio atômico, o que é determinado basicamente através do tamanho da eletrosfera (nº de camadas), pois o tamanho(raio) do núcleo é desprezível em relação ao da eletrosfera.
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo.
A = Z + n quer dizer que o número de massa de um átomo é equivalente à soma entre o seu número atômico ou número de prótons e o seu número de nêutrons.
O número atômico, representado pela letra Z maiúscula, corresponde ao número de prótons existentes no núcleo dos átomos (Z=P). Cada elemento químico possui um número atômico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos distintos que apresentem o mesmo número atômico.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Para descobrir o número de elétrons, temos que raciocinar um pouco: Quando estava no estado fundamental, o número de prótons era igual ao número de elétrons. Portanto, esse átomo possuía inicialmente 15 elétrons. Mas a carga -3 indica que ele ganhou 3 elétrons, assim, agora esse íon possui 18 elétrons.
Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga.
O que é número de massa?
O número de massa, indicado pela letra A maiúscula, corresponde a soma dos prótons (Z) e dos nêutrons de um determinado elemento químico da tabela periódica.
Na representação de um elemento químico, o número de massa (A) aparece na parte superior; e o número atômico vem na parte inferior, conforme mostrado a seguir: ZXA .