Resposta: Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos também indica os pontos colaterais e e os pontos subcolaterais. As cinco grandes regiões brasileiras levam exatamente alguns desses nomes em função de sua localização geográfica. É o caso da região sul, norte.
Pontos subcolaterais: ENE: lés-nordeste - entre o leste (E) e o nordeste (NE); ESE: lés-sudeste - entre o leste (E) e o sudeste (SE); SSE: sul-sudeste - entre o sul (S) e o sudeste (SE);
Leste e oeste, respectivamente. No mundo, os pontos cardeais são representados pela letra de cada ponto em inglês. O Norte (North): N, O Sul (South): S, O Leste (East): E, O Oeste (West): W. É possível observar esses pontos na rosa dos ventos, uma vez que ali estão os pontos colaterais e subcolaterais.
A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A ocupação da região Norte foi uma conseqüência do povoamento do litoral setentrional do País. Começou essa ocupação com a expulsão dos invasores que pretenderam instalar-se no Maranhão e, depois, na foz do rio Amazonas.
O comércio da borracha trouxe riqueza para uma parcela da população. 3 A partir do governo militar (1964-1985), objetivou-se a ocupação definitiva da Região Norte. Para isso, abriram- -se rodovias, interligando a região ao restante do país, e incentivaram-se a exploração mineral industrial e a industrialização.
Os primeiros habitantes da região Norte, como no resto do país, foram os indígenas, que compartilhavam uma diversificada quantidade do Amazonas para conhecer a região. ... Os missionários vieram para a região à procura de índios para catequizar. Eles reuniam os índios em aldeias chamadas missões.
Tem como principal atividade a extração de minérios e vegetais. A economia da região Norte é baseada nas atividades de extrativismo mineral e vegetal, agropecuária, pecuária e turismo. ... O turismo também tem dado resultados positivos na economia da região norte.
Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). O látex extraído da seringueira sempre foi de conhecimento dos índios, que o utilizavam para a impermeabilização de materiais e para a confecção de combustíveis e tochas.
O pau-brasil foi a primeira atividade econômica exercida no país, mas com o uso excessivo, a árvore se tornou rara. Posteriormente, foram introduzidas as culturas de algodão, tabaco, cana-de-açúcar e a mineração. Já a criação de gado ajudou o povoamento no interior do país.
A economia da Região Norte baseia-se no extrativismo vegetal (látex, açaí, madeiras, castanha) e mineral (garimpos de ouro, diamantes, cassiterita, estanho), além da exploração de minérios em grande escala, como na Serra dos Carajás, PA (ferro) e Serra do Navio, AP (manganês).
Principais produtos do extrativismo vegetal
Extrativismo no Brasil