Além disso, o fruto é digerido pelo organismo com certa dificuldade. Por isso, quem sofre com colite (inflamação no intestino grosso), doenças da vesícula e fígado, bem como as pessoas que têm problemas de pele, devem evitar o consumo. As azeitonas têm uma quantidade muito baixa de fibras.
Segundo o estudo dos pesquisadores (e de muitos outros), azeitonas em conserva têm muitos benefícios nutricionais e apresentam um bom equilíbrio de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para a saúde, além de serem fonte de energia, fibras, vitaminas e minerais.
A conserva de azeitonas maduras, que não apresentam amargor como as verdes, inicia-se pelo processo de fermentação. Coloque-as em garrafas plásticas de água mineral de 5 litros e adicione uma salmoura a 8% a 10% – mistura de 800 gramas a 1 quilo de sal (grosso ou marinho) com 10 litros de água.
As azeitonas precisam ser, uma a uma, rachadas levemente com um martelinho, para que a água penetre bem em seu interior. Elas precisam ficar embebidas em água por pelo menos uma semana – com trocas diárias do líquido.
Os benefícios do chá de oliveira são os seguintes:
As folhas da oliveira possuem 4 vezes mais potássio, magnésio, manganês, fósforo, selênio, zinco e cobre que o chá verde. Estas substâncias são altamente antioxidantes, eficientes contra o envelhecimento e ainda estimulantes do metabolismo, que elimina gorduras com mais rapidez.
Evita a constipação e é diurético Em primeiro lugar ele é rico em fibras, o que permite o bom funcionamento do intestino e evita tanto a prisão de ventre quanto a diarreia. Além disso, é um excelente diurético, sendo especialmente indicado a quem sofre com a retenção de líquidos.