Tais mudanças vêm promovendo alterações na estrutura e dinâmica do mercado de trabalho, tendo como conseqüência o desemprego, a precarização nas condições e relações de trabalho, diminuição do emprego industrial, redução do trabalho assalariado com registro e aumento do trabalho sem registro, do trabalho temporário.
O perfil do mercado de trabalho evolui no mesmo ritmo da sociedade e da economia. Num mundo em constante e cada vez mais rápida transformação, profissões tendem a perder espaço na mesma proporção em que ocupações mais adaptadas à nova realidade ganham terreno.
Como se preparar para as mudanças no mundo do trabalho?
Nos últimos anos, muita coisa mudou quanto às formas de trabalho. ... Diferentemente do que acontecia no passado, o trabalho hoje é colaborativo, experimental, interconectado, flexível e moderno. Destaca-se nesse mercado quem sabe se adaptar, quem tem resiliência, empatia e, claro, talento.
A revolução que influenciou as mudanças no século XIX é a Revolução industrial. A Revolução industrial teve influencia direta com alterações de naturezas culturais, sociais e econômicas como a terceira revolução industrial. Sendo diferentes das anteriores por apresentar uma inovação e a tecnológica.
O que foi a revolução industrial? Conjunto de mudanças profundas no modo dos humanos viverem, se relacionarem e produzirem mercadorias. Movimento de ideias e que continua influenciando o mundo atual, que ocorreu na Europa a partir do século XVII.