Antes, podiam usar o transporte sem custo pessoas a partir de 60 anos. Agora, só têm direito a andar de forma gratuita no transporte público da cidade os idosos com 65 anos ou mais. Segundo a prefeitura, a mudança “acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a essa população”.
65 anos
Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.
A Lei Federal nº 10.
Direito à Gratuidade – Idosos O idoso com idade mínima de 60 anos e que possua renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos tem direito à gratuidade no transporte rodoviário interestadual de passageiros.
O Passe Livre foi sancionado pela Lei nº 8.
O sistema unificado do Bilhete Único é utilizado nos ônibus municipais, e também nos trens do Metrô e CPTM. Com o bilhete, idosos, pessoas com deficiência, estudantes (isenção ou meia-tarifa), crianças pequenas e categorias profissionais especiais obtêm a isenção tarifária.
Para adquirir um Bilhete Único Personalizado (com foto) de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo site da SPTrans e retirar o cartão na mesma hora em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço.
PARA FAZER SEU BILHETE ÚNICO COMUM Cadastre-se pelo site da SPTrans. Preencha o cadastro sem deixar pendências e retire o cartão em um Terminais da SPTrans, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana - Confira a lista.