Os representativos variam no número de elétrons da última camada, a de valência. E há os que têm sua variação no número de elétrons da penúltima camada, como os actinídeos e os lantanídeos. Os da penúltima camada são chamados de elementos de transição externa; os da penúltima, elementos de transição interna.
Os elementos representativos são os que ficam nas família I, II, III, IV, V, VI, VII e VIIIA, que são os que ficam nas pontas da tabela periódica.
Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata. Terceira série de transição: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Os elementos de transição interna são os actinídeos e lantanídeos, que pertencem ao grupo 3 da Tabela Periódica. Denominam-se de elementos de transição interna todos os 28 elementos químicos localizados no 6º e 7º período do grupo 3 (ou família IIIB) da Tabela Periódica.
Os elementos de transição externa e interna são os que compõem as famílias representadas pela letra B e que atualmente correspondem aos grupos de 3 a 12. Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica.
Resposta: Os elementos de transição externa apresentam como subnível mais energético o subnível d e os de transição interna apresentam o subnível f como mais energético.
Elementos de transição ou Metais de transição são aqueles localizados entre os Metais Alcalino-Terrosos e os Semimetais. A localização na Tabela Periódica foi uma sugestão de Mendeleev, e é explicada pelo fato das propriedades dos Metais de transição serem intermediárias entre estas duas classes.
Resposta. Os elementos de transição são os elementos pertencentes à família B. Das famílias 3 até 12!
Os elementos de transição ou metais de transição são definidos pela IUPAC como "Um elemento cujo átomo possui um subnível d incompleto ou que possa vir a formar cátions com um subnível d incompleto" e são representados na tabela pelo bloco D (grupo 3 ao 12).
No caso de catalisadores heterogêneos, como metais de transição normalmente tem elétrons de valência relativamente livres dentro de uma banda de níveis eletrônicos, a formação de interações entre dipolos induzidos (forças de London, interações de dispersão, van der Waals) favorece a ligação de moléculas a superfície, ...
50,9415 u
Exemplo 2: Vanádio (23V): Ordem energética da distribuição eletrônica do 23V: 1s2, 2s2, 2p6,3s2, 3p6, 4s2 e 3d3.
A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
Como descobrir familia e periodo pela distribuição eletronica