Quando um garoto passa a estudar mais para evitar um castigo como consequência, estamos nos referindo ao procedimento de controle de comportamento baseado em:
O uso do reforço positivo na educação é essencial para que a criança possa perceber melhor suas perdas e ganhos, bem como para estimular suas ações. Essa metodologia na Educação Infantil visa contribuir para as lições e ações, de maneira que a criança seja direcionada ao melhor desenvolvimento.
O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências cultuais e sociais, para assim ajudá-lo a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. ... Skinner considerava reforço apenas as contingências de estímulo.
Comportamento de Fuga → Comportamento seguido pela remoção de um estímulo aversivo. Portanto, é um comportamento que retira um estímulo aversivo (reforço negativo). Exemplos: - Retirar um sapato que está apertando os pés; - Tomar um analgésico para eliminar uma dor de cabeça.
Estímulo aversivo é algo que causa desprazer, algo que cause um incômodo, como dor fisica, constrangimento, dor emocional, etc.
Controle aversivo diz respeito à modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo, que provoca aumento na frequência, e punição positiva ou negativa, que provoca diminuição na frequência.