Aulas | Biografias | Laboratório | Tabelas | Mais sítios
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rendimento de reações químicas para acertar na hora da prova!
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rendimento de reações químicas para acertar na hora da prova!
Considerando-se um rendimento de 50% para a reação (1) e sabendo-se que, nas CNTP, 1,00 mol de gás ocupa 22,4 L, o volume de NH3produzido a partir de 28 kg de N2é:
Após a síntese, o AAS é purificado e o rendimento final é de aproximadamente 50%. Devido às suas propriedades farmacológicas (antitérmico, analgésico, anti-inflamatório e antitrombótico), o AAS é utilizado como medicamento na forma de comprimidos, nos quais se emprega tipicamente uma massa de 500 mg dessa substância.
Considere que a superfície metálica de uma motocicleta necessita de 125 gramas de cromo para a cromação. Assinale a alternativa que apresenta o valor CORRETO de massa de Cr2O3(s) necessária para essa cromação, admitindo-se que a reação acima tenha um rendimento de 75%.
Uma das principais descobertas que impulsionou a produção de alimentos foi o processo industrial de Haber-Bosch da produção de amônia, que ocorreu há cerca de 100 anos, de acordo com a reação (1):
O exemplo mostrado acima considerou o caso com rendimento de 100%, chamado de rendimento teórico. Agora vamos ver um exemplo com rendimento real, chamado rendimento da reação, que corresponde a uma porcentagem do valor teoricamente esperado.
Ou podemos apenas calcular os valores das substâncias (reagentes e produtos) para uma reação total (100% de aproveitamento), e depois aplicar uma regra de três para relacionar as proporções, encontrando os valores necessários.
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rendimento de reações químicas para acertar na hora da prova!
Sendo assim, considerando um rendimento de 100% e que 12g de carbono podem formar 44g de CO2 ao reagir com O2 , podemos utilizar a regra de três para calcularmos o rendimento de 100% de 40g de carbono:
O rendimento pode ser calculado a partir do cálculo com quantidade química, massa, volume... de determinado reagente/produto, sendo expressas de diferentes formas:
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rendimento de reações químicas para acertar na hora da prova!
O cálculo para obter o rendimento de uma reação química, expresso em porcentagem, pode ser feito dividindo-se a quantidade de produto real pela quantidade de produto teórico e, ao final, multiplicando o resultado dessa divisão por cem. Ou seja, a fórmula do rendimento da reação química é:
Na prática, o rendimento de uma reação química nunca é de 100%. O cálculo para obter o rendimento, expresso em porcentagem, pode ser feito da seguinte forma:
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Considere o acetileno, C2H2, um gás extremamente inflamável, empregado em maçaricos oxi-acetileno, que os funileiros utilizam para corte e solda de metais. Esse gás pode ser obtido pela reação de carbeto de cálcio com água, de acordo com a equação:
Admitindo-se que todos os reagentes são puros e que o rendimento da reação seja de 90%, a quantidade (em kg) da substância 3, obtida a partir da reação de 8,0 kg da substância 2, é de aproximadamente
Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula sobre rendimento de reações químicas para acertar na hora da prova!
A análise de 35,71g de uma amostra de calcário forneceu 13,0 g de óxido de cálcio, além de dióxido de carbono, após o aquecimento a alta temperatura. Determine o rendimento percentual da transformação.
R: O rendimento teórico é 60,3 g de C6H5Br b) Se o rendimento real de bromobenzeno foi de 56,7 g, qual o rendimento percentual? R: 94,0% de rendimento 106.
Cálculos estequiométricos com reagentes impuros
O cálculo de pureza é feito para determinar a quantidade de impurezas que existem nas substâncias. ... Para o restante do cálculo, utiliza-se somente o valor de CaCO3 puro, ou seja, 640g.
Resposta. Por meio da determinação precisa das propriedades específicas da substância. Fazendo uma análise denominada titulação.
99,5%
Como os reagentes são impuros, sempre haverá menos produto formado do que o esperado. Assim, no cálculo estequiométrico, é comum que as provas considerem esse percentual de impurezas dos reagentes ao tratar das reações químicas.
Reagente limitante é aquele que limita a quantidade de produto que pode ser produzido na reação. Isso significa que quando o reagente limitante é totalmente consumido, a reação para, mesmo tendo ainda outros reagentes. Todos os outros reagentes que sobrarem são considerados reagentes em excesso.
A porcentagem de impureza é então: 100% - 80% = 20%.
substantivo feminino Qualidade do que é puro, livre de impurezas, alterações, acréscimos; puridade: pureza do ar. [Figurado] Sem maldade nem malícia: pureza dos costumes. Demonstração de castidade, inocência: pureza de pensamentos.
Para o Cristianismo a pureza é referida como uma necessidade para a realização plena de uma vida em comunhão com Deus. ... Várias são as passagens da Bíblia que recorrem à idéia de pureza, seja do coração, das intenções, dos pensamentos, da vida em sociedade.
Rabi Moshe Chaim Luzzato, o Ramchal, define a pureza como a perfeição do coração e dos pensamentos, como descreve David nos Salmos (51:12) “Cria em mim um coração puro, Criador”. ... Através da pureza a pessoa não deixa espaço para o lado negativo.
Pureza dos reagentes é a determinação matemática do teor ou grau (porcentagem) da substância de interesse para uma reação química, a partir de uma amostra de matéria-prima.
Podemos determinar o grau de pureza de uma substância cristalina analisando a densidade do cristal e a quantidade de impurezas da região em que a substância foi extraída. ... E a porcentagem de pureza (p%) é a porcentagem da massa da substância pura em relação à massa total da amostra.
Os cálculos estequiométricos estão representados na estequiometria e através deles é possível medir a quantidade de produtos e reagentes existentes em uma reação química. Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas.
No caso podemos a firmar que a estequiometria está nas atividades mais simples do nosso dia a dia como fazer a receita de um bolo, calcular quanto de combustível um carro gasta, entre outros. Isso porque a estequiometria traz uma relação direta entre as questões de equilíbrio entre a quantidade de material usada.