MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis – Rio de Janeiro, Vozes, 1994. MINAYO, M. C. S.
A pesquisa quantitativa tem o objetivo de verificar estatisticamente uma hipótese a partir da coleta de dados concretos e quantificáveis. Isto é, números.
Simplificando, a principal diferença entre pesquisa quantitativa e qualitativa é a seguinte: dados quantitativos apresentam os números que comprovam os objetivos gerais da pesquisa, enquanto dados qualitativos permitem compreender a complexidade e os detalhes das informações obtidas.
A abordagem quantitativa foca nos números e se preocupa com a quantificação dos dados, utilizados em métodos estatísticos. Essa abordagem é bastante conclusiva, pois objetiva a quantificação do problema e compreender sua dimensão. Fornece informações numéricas a respeito dos objetos de estudos.
Pesquisa de Abordagem Mista Na concepção de diferentes autores trata-se de uma abordagem que mistura técnicas de pesquisa qualitativa com quantitativa. Esse interesse em combinar diferentes formas de recolher dados inicia-se na década de 1950.
Assim consideradas, as metodologias – ou abordagens metodológicas – identificam os diversos modos de abordar ou tratar a realidade, relacionados com diferentes concepções que se tem dessa realidade.
Os métodos de abordagem dizem respeito aos fundamentos lógicos e aos processos de raciocínio adotados. É ou deve ser a primeira classificação dos métodos, pois estão na origem do processo científico.
Neste artigo, falaremos sobre as diferentes abordagens ou modelos que foram adotados para as pesquisas neste campo. São os seguintes: abordagem internalista, situacionista e interacionista....Três abordagens para o estudo da personalidade
As Principais Técnicas de Abordagem ao Cliente
A abordagem enfatiza a colaboração e participação ativa, ou seja, há um trabalho em equipe: Terapeuta + Paciente. Orientada em meta e focalizada em problemas = enumerar problemas e estabelecer metas específicas. Enfatiza o presente, ou seja, inicialmente enfatiza o presente (os problemas do aqui e agora).