Quando o veículo está em aceleração, o eixo traseiro é sobrecarregado e o da frente fica mais leve, perdendo a aderência. Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”.
O sub-esterçamento ocorre quando há perda de aderência das rodas dianteiras do veículo. ... Nesse caso, o condutor não consegue fazer a curva, pois o veículo tende a ir reto. Pode ser agravado quando os pneus não estão calibrados adequadamente, ou a pista está molhada ou com alguma lubrificação(óleo na pista).
Tire seu pé do acelerador, não pise no freio ainda, vire sua direção para o lado da saida da frente, ou seja para o lado em que seu veículo é jogado, e pise no freio mas não bruscamente e depois vire a direção para o lado da curva. Caso perceba que seu veículo sai de traseira (sobre-esterçamento), tire o pé do freio.
O limite da aderência é a força tangencial máxima que um pneu pode transmitir ao piso, e isso acontece nos momentos de aceleração, travagem ou passagem em curva.
Significado de Derrapagem substantivo feminino Giro repentino de um automóvel, geralmente em consequência de uma freada violenta.
Subesterço ou subviragem (em inglês é conhecido como understeering, pushing ou plowing) é um efeito no qual um automóvel ao curvar, descreve um arco de circunferência no solo de raio significativamente maior que o raio deduzido da posição das suas rodas - raio correspondente ao centro próprio de viragem do veículo.
A regra geral é frear antes da curva e manter a velocidade durante a curva e retomar a velocidade ao na saída da curva. Isso vale para pista seca ou molhada, pilotando sozinho ou com garupa. Numa curva regular na estrada, o ângulo de inclinação do corpo deve acompanhar a inclinação da moto.
Como fazer curva na rodovia?
Jamais use os freios dianteiro ou traseiro dentro de uma curva. Basta fechar a manete de aceleração que a moto reduzirá e inclinará ainda mais, ajudando na curva. É muito mais seguro entrar em uma curva desconhecida reduzindo para uma marcha mais baixa, com motor “esgoelando”, do que entrar “solto” em uma marcha alta.
DICAS para realizar curvas fechadas sem tombar a moto: Realizar manobras em baixa velocidade é a técnica mais difícil para o piloto. Inclinar até o limite e não deixar a moto cair por falta da velocidade de rotação das rodas (efeito giroscópio), é uma tarefa que muitos suam em fazer.
Curvas com moto: 5 práticas para garantir a segurança
Como fazer um retorno em U (U-Turn) 1 Com ajuda da embreagem, e do freio traseiro para controlar a velocidade, começe a inclinar a moto para o lado que vai fazer a curva. Olhe para onde você quer ir, e não para o chão. Pronto, o U sai perfeito e bem fechado.
Faça o seguinte: solte um pouco a embreagem e acelere devagar. Se a moto estiver pesada ou se a subida for forte, é preciso acelerar um pouco mais, mas não precisa acelerar até o final. Para movimentar a moto, é só acelerar um pouco mais e soltar mais o manete e está feito o controle de embreagem.
Funciona mais ou menos assim: em curva para a direita, force seu joelho esquerdo contra o tanque enquanto se pé direito faz força para baixo na pedaleira. Não exagere, apenas uma pressãozinha é suficiente para melhor endereçar a moto à trajetória desejada.
As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);