Hipoxemia é a deficiência anormal de concentração de oxigênio no sangue arterial (baixa PaO2). Hipóxia é a diminuição da oferta de oxigênio aos tecidos.
Hipóxia significa baixo teor (concentração) de oxigênio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos cuja ocorrência é atribuída a diversos fatores.
A anóxia é um estado de privação total do oxigênio dentro dos tecidos ou dos órgãos. É um formulário extremo da hipóxia - uma circunstância caracterizada pela insuficiente disponibilidade do oxigênio. O dano causado pela falta parcial ou completa do abastecimento de oxigénio é sabido como ferimento hypoxic/anóxico.
É ausência ou diminuição de oxigênio no cérebro durante o nascimento.
Que é relativo ou que acontece durante o período compreendido entre a 28. ª semana de gestação e o 7. ° dia de vida do recém-nascido.
A Anóxia Neonatal é uma condição de privação ou diminuição da oferta de oxigênio ao cérebro, podendo evoluir para Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica (EHI) acometendo principalmente recém-nascidos a termo e pré-termo e, em níveis extremos aumenta as estatísticas de óbitos.