Concordância atrativa: quando o sujeito composto vier posposto ao verbo, o verbo irá para o plural ou concordará apenas com o núcleo do sujeito que estiver mais próximo. Exemplo: - Chegou o pai e a filha.
Mesóclise – O pronome situa-se entre o verbo: Entregar-lhe-ei o presente que me pediste. Ênclise – O pronome encontra-se posposto ao verbo: Apresentei-lhes a proposta durante a reunião.
1) Quando o sujeito é composto e anteposto ao verbo, a concordância se faz no plural: Exemplos: Pai e filho conversavam longamente. Pais e filhos devem conversar com frequência.
Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. ... O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).
Quando o sujeito composto é posposto ao verbo: * 1 ponto a) O verbo pode combinar com o mais próximo. ... d) O verbo pode concordar com o mais próximo se este estiver no plural. Há uma discordância verbal em: * 1 ponto a) Você e eu fomos ao cinema. b) Ele e você foram ao cinema.
Verificado por especialistas Isso acontece quando o sujeito aparece depois do verbo. Portanto o sujeito concorda com o núcleo que está mais próximo. Ex: Irei eu e meus pais ao cinema.