No que se refere à cultura organizacional, é CORRETO afirmar que: I. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhados por todos os membros da organização. ... Cada organização cultiva e mantém a sua própria cultura organizacional.
A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de valores, práticas, crenças, comportamentos e pressupostos que atuam de forma colaborativa para orientar e definir a maneira como ela deve conduzir os seus negócios. ... Ela funciona como a essência da empresa e se torna uma identidade da organização.
A cultura organizacional forte e bem fundamentada dá diretrizes claras sobre os valores da empresa e sobre o que os funcionários devem seguir. Isso traz o sentimento de “vestir a camisa”, ou seja, os profissionais entendem a identidade da corporação e sentem que são parte integrante dessa estrutura.
Os 4 tipos de cultura organizacional são os seguintes: cultura do poder (alta centralização no comando), Cultura de papéis (foco na função), Cultura de tarefas (perspectiva direcionada ao problema) e Cultura de pessoas (maior relevância para os talentos da empresa).
Seu propósito é determinar quando os recursos da organização deverão ser mobilizados para colocá-la em marcha e qual a estrutura organizacional adequada para o desempenho eficiente das tarefas solicitadas.
A missão, visão e valores de uma empresa fazem parte de um conjunto que é chamado por alguns teóricos da administração como diretrizes organizacionais. Tratam-se de regras e normativas que devem ser seguidas para que a organização consiga ter uma postura estratégica clara, além de formar uma boa cultura organizacional.
São os valores que devem nortear as ações e a conduta de quem trabalha na organização e o que o público pode esperar da organização. ... As diretrizes devem acompanhar o desenvolvimento da organização, devem o ser o espelho do momento em que a empresa está vivendo.
A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.
Diz a tradição que, no segundo antes da nossa morte, cada um se dá conta da verdadeira razão da existência. ... E neste momento nasce o Inferno ou o Paraíso. O Inferno é olhar para trás nesta fração de segundo e saber que desperdiçamos uma oportunidade de dignificar o milagre da vida.
A empresa passa a ter metas muito concretas, passa a conhecer os seus pontos fortes e fracos e, de forma coesa, motiva-se para competir.
Missão: é a razão de existir da empresa na sociedade, conduzindo a estratégia organizacional. ... Visão: corresponde à visão de futuro sobre como a empresa se enxerga no horizonte estratégico.
Em linhas gerais, podemos definir a missão como o que a empresa é, a visão como onde ela quer chegar e os valores como o código de conduta que a empresa seguirá nessa caminhada.