O realismo foi um movimento literário e artístico que teve início em meados do século XIX, na França.
O romance-social, psicológico e de tese - é a principal forma de expressão. ... O marco inicial do realismo na Literatura é o romance Madame Bovary , do francês Gustave Flaubert (1821-1880).
Realismo crítico parte do pressuposto de que o conhecimento de um objeto se faz através dos sentidos. O que estes captam é a própria coisa e não sensação ou processos fisiológicos pelos quais captam. A sensação é sempre "sensação do objeto".
A subjetividade, comum ao Romantismo e ao Simbolismo, foi substituída pela objetividade das ideias do Realismo. ... Entre os três movimentos, o Realismo foi o que buscou uma maior aproximação com a realidade ao descrever os costumes, os conflitos interiores do ser humano, as relações sociais, a crise das instituições etc.
Os principais objetivos dos autores eram retratar o cotidiano do povo brasileiro, mesmo que ele não fosse belo. Há um forte compromisso com a realidade. Por conta disso, as obras realistas brasileiras costumavam abordar a população humilde da forma mais visceral possível.
O movimento, que se desenvolveu na segunda metade do século XIX, buscava essencialmente abordar temas sociais e a objetivação da realidade do ser humano e envolveu diversas formas de arte.
Madame Bovary
O Realismo no Brasil foi um importante movimento literário e teve como principal autor Machado de Assis. ... No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
As Escolas Realistas surgem na França, especialmente na segunda metade do século XIX. São constituídas pelo próprio Realismo, Naturalismo e Parnasianismo, que se opunham ao Romantismo. Elas se assemelham na postura antimonárquica, anticlerical, antiburguesa e, sobretudo, anti-romântica.