As bebidas isotônicas não fornecem energia, repõe água e sais minerais perdidos pelo suor, retardam a fadiga muscular e melhoraram a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada com sudorese excessiva.
Os isotônicos têm a composição parecida com a dos fluidos corporais e, justamente por isso, são rapidamente transferidas para a corrente sanguínea. Como são ricas em sais minerais, a reposição desses nutrientes passa a ser praticamente imediata após o exercício, seja ele um treino pesado ou uma leve caminhada.
Os energéticos são substâncias estimulantes do sistema nervoso central. Como exemplos mais comuns de energéticos, posso citar a cafeína, o guaraná e as bebidas consumidas com regularidade em baladas. Em algumas pessoas, tomar energético antes do treino vale a pena. Mas, não significa que seja uma regra para todos.
Em excesso, a cafeína por causar insônia, batimentos acelerados, dor de estômago, delírios, tontura, vômito, diarreia, letargia, dificuldade para respirar, espasmos musculares e, em casos raros, até levar à morte.
Para indivíduos que desejem consumir o pó de guaraná não necessariamente associado ao exercício, indica-se a ingestão no período da manhã ou até início de tarde, longe das refeições principais, como o almoço.
Como usar o guaraná Beber 2 a 3 xícaras por dia; Mistura de pó de guaraná: este pó pode ser misturado com sucos e água e a quantidade recomendada para pessoas adultas é de 0,5 g a 5 g por dia, dependendo da indicação de um fitoterapeuta.
A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
Veja a seguir 5 benefícios do pó de guaraná: