A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal. ou em conjunto, surgem como sintomas principais a tontura e/ou vertigem, com ou sem sintomas neuro-vegetativos.
Girar a cabeça de um lado para o outro, dois giros lentos, e a seguir, rápidos. Esperar alguns segundos e fazer três giros rápidos. Quando melhorar, repetir com os olhos fechados.
A despeito de haverem diversos fatores implicados e associados, como stress, uso regular de cafeína etc, estes são gatilhos e não causas. A etiologia é, na maior parte dos casos, intrínseca ao indivíduo.
Existe uma doença chamada “enxaqueca vestibular”. Trata-se de tonturas fortes (vertigem) que duram de 5 minutos até 3 dias e vem acompanhados de sintomas iguais a da enxaqueca. Pode ocorrer também perda auditiva e zumbido. No entanto, essa tontura também surge sem a dor de cabeça.
A vertigem central envolve o cerebelo ou tronco cerebral. As causas centrais são mais graves que as periféricas. A causa mais comum é a vertigem posicional periférica benigna (VPPB). A VPPB pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos e em pessoas com trauma craniano.
CID10 - H81 - Transtornos da Função Vestibular.
R51 - Cefaléia - iClinic.
O código 51 ocorre quando o banco emissor do cartão não autoriza a venda por algum motivo. Limite do cartão excedido ou transação suspeita são os principais motivos.
Cefaleia ou enxaqueca? A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia. Mas não é o único, existem outros 150!