Preparo: Coloque o feijão de molho em água por pelo menos 12h, então drene toda a água e comece a torrar aos poucos, uma porção de cada vez mexendo sem parar, preferencialmente em panela de ferro. Após todo o feijão estar bem torrado, vá colocando-o no alguidar.
O paliteiro de Ogum é uma das oferendas mais conhecidas e mais oferecidas ao orixá. Isso porque o paliteiro tem como principal objetivo abrir caminhos, isto é, pedir a Ogum, o orixá da guerra, o guerreiro da umbanda, com toda a sua força e coragem que abra os caminhos da vida para a gente.
Modo de preparo: Refogue a cebola e as pimentas picadas em azeite de dendê, depois acrescente as carnes já cozidas e de uma boa “fritada”. Acrescente o feijão com toda a água ao refogado e deixe cozinhar lentamente até engrossar o caldo. Depois de pronto, coloque no alguidar. Pode enfeitar com pimentas se quiser.
É uma tradição comer feijoada no dia 23 de abril, dia de São Jorge – para cristãos católicos – e dia de Ogum ou Oxóssi – para as religiões de matriz africana. Pra gente entender por que o dia de São Jorge é comemorado com feijoada: O feijão preto é uma das oferendas que podem ser servidas ao orixá Ogum.
Uma de suas comidas preferidas sem sombra de dúvida é o Inhame Assado, mas deve-se lembrar e ressaltar que Ogum também aceita o Feijão preto. E nada melhor que agradar nosso Pai tão querido que vai a nossa frente abrindo todos os caminhos fechados e que muitas vezes não vemos soluções, com uma bela FEIJOADA.
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. ... De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé.
Os portugueses não desprezavam essas carnes. E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.
23 de abril
Abril
Ogum
São Jorge não é umbandista, nem praticante de candomblé — mas sua relação com essas religiões é fascinante! ... Uma delas é São Jorge que, em alguns locais onde a Umbanda e o Candomblé são praticados, ele corresponde a Ogum, o orixá da guerra, muitas vezes invocado para abrir caminhos.
A espada-de-são-jorge pode ser mantida dentro ou fora de casa, para proteger o lar, ou mesmo como amuletos em forma de pingentes ou saquinhos. Para afastar mau-olhado e proteger a família, a planta pode ser colocada logo na entrada da casa.
A lança de São Jorge possuí vários significados dentre eles a prosperidade, também conhecida por ser uma planta protetora usada como amuleto contra energias negativas. É uma planta de origem Africana, e serve como um escudo protetora protegendo o local onde ela é plantada de energias negativas.
Por que ter um vaso com Lança de São Jorge em casa? Porque ela é conhecida por purificar o ar e as energias de um lar, eliminando olho gordo, mau olhado, inveja, energia negativa e magia.
Ela é perfeita para eliminar do ar o benzeno (presente em detergentes), xileno (usado em solventes e outros produtos químicos) e formaldeídos (produtos de limpeza). A planta absorve esses componentes durante o dia e libera oxigênio à noite, por isso tem a capacidade de deixar o ar dentro de casa mais limpo.
Coloque a espada com a lado onde foi feita a cruz para cima, embaixo de seu colchão, de modo que a ponta fique na direção de sua cabeça. Deixe por 21 dias, depois jogue em água corrente ou no mar, pedindo a São Jorge que corte todas as negatividades presentes em sua vida.
Segundo a sabedoria popular, a espada-de-São Jorge tem o poder de afastar os maus-espíritos, o mau olhado, proteger a casa e seus moradores das energias ruins e neutralizar tudo o que for negativo.
Espada de São Jorge Ela purifica o ar e aumenta os níveis de oxigênio. E é provavelmente a melhor planta para ficar no seu quarto. A espada-de-são-jorge absorve o dióxido de carbono e emite oxigênio durante a noite. Se você precisa melhorar a qualidade do seu sono e respirar facilmente, esta planta é ideal para você.
Espada-de-são-jorge Na verdade, ela se adapta bem em qualquer canto, seja no quintal ou dentro de casa. A espécie dura bastante, não requer muitos cuidados e vive bem à meia-sombra, por isso, é ótima para ambientes internos.
Natureza dentro de casa: 5 plantas para ter no quarto
Utilizando a Espada de São Jorge como amuleto Para tratar do mau-olhado e proteger a si e sua família contra discussões e energia pesada no ambiente, o ideal é colocar um vaso ou arranjo da planta perto da porta de entrada da casa, composto somente por folhas.
Procure uma espada-de-são-jorge com folhas verde-escuras, um sinal de que está saudável. A cor escura das folhas indica que a planta está bem e nutrida. Folhas com bordas amareladas ou folhas desbotadas que se soltam com facilidade indicam que a planta está morrendo.
O vaso deve ter o solo ideal para o plantio, com a seguinte sequência: o fundo deverá ser coberto com argila expandida. Sobre ela, posicione uma manta bidim e adicione areia até completar 2/3 do vaso. Finalize com o composto orgânico misturado com terra e então posicione a muda da planta.
A planta aprecia a umidade, porém é capaz de sobreviver a longos períodos sem água. Raquel recomenda que a rega seja feita sempre que a terra do vaso estiver seca ao toque. Para manter a espada-de-São-Jorge sempre saudável e viçosa, outra dica da profissional é fazer fertilizações anuais com húmus de minhoca.