18 cuidados essenciais para os recém-nascidos
Como você pôde observar no tema, os cuidados imediatos prestados aos recém-nascidos são: avaliação da vitalidade; desobstrução das vias áreas su- periores; evitar o resfriamento e promover o aquecimento; curativo do coto umbilical; identificação do recém-nascido; credeização; administração de vi- tamina K; e ...
Tais cuidados representam a necessidade de intervenção para auxiliar a adaptação do recém-nascido à vida extrauterina - cuidados imediatos - como também registrar informações e realizar cuidados após esta adaptação - cuidados mediatos (HOCKENBERRY, 2006).
O método de Credé ou credeização consiste na instilação ocular de uma gota de Nitrato de Prata a 1% para prevenção da oftalmia gonocócica. Este procedimento é realizado na primeira hora de vida, tanto em parto normal quanto cesáreo (ORSHAN, 2010).
O teste é geralmente realizado no primeiro e quinto minutos após o nascimento e é repetido posteriormente se o índice permanece baixo. O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica.
Prevenção. O uso rotineiro de gotas de nitrato de prata a 1%, eritromicina a 0,5% ou pomadas ou gotas oftálmicas de tetraciclina a 1%, instiladas em cada globo ocular após o parto, previne de maneira eficaz a oftalmia gonocócica.
O escore de Apgar, também chamado de índice de Apgar ou escala de Apgar, é um dos métodos mais utilizados para a avaliação imediata do recém-nascido (RN), principalmente, no primeiro e no quinto minutos de vida.
A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.
Em condições ideais, a nota Apgar deve ser entre 8 e 10, o que representa bebês saudáveis e que não passaram por asfixia. Caso o resultado seja entre 6 e 7, significa que o recém-nascido passou por asfixia leve; entre 3 e 5, uma asfixia moderada; e, de 0 a 3, é considerado grave.
Uma nota de 8 a 10, presente em cerca de 90% dos recém-nascidos significa que o bebê nasceu em ótimas condições.
O APGAR de Família propõe a avaliação da funcionalidade familiar independentemente da fase do ciclo de vida dos seus membros. A literatura revela que vem sendo utilizado com famílias de crianças, adolescentes e idosos5,8-11.
é um teste desenvolvido que consiste na avaliação por um pediatra de 5 sinais objetivos ao recém-nascido, atribuindo-se a cada um dos sinais uma pontuação de 0 a 2.
0 = Sem batimento cardíaco; 1 = Inferior a 100 batimentos por minuto; 2 = Superior a 100 batimentos por minuto.
A escala de Apgar foi proposta em 1953 pela médica Virgínia Apgar, inicialmente sendo uma rápida análise clínica do recém-nascido. Após mudanças, a escala tornou-se um padrão de avaliação do bebê, sendo a soma de cinco sinais, determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança.
A fre- qüência cardíaca é o sinal mais importante; quando o RN é oxigenado e há um aumento da mesma, isto constitui um sinal de melhora no estado geral. Fre- qüência acima de 100, recebe a nota 2; de 1 a 100, nota 1; nota zero é atribuída quando não houver batimentos cardíacos.
MÉTODO DE CAPURRO A avaliação da idade gestacional em semanas, é feita com a soma do total de pontos obtidos mais 204 e o resultado dividido por 7.
Realizado no primeiro e no quinto minuto de vida da criança, o teste baseia-se em cinco critérios de avaliação: frequência cardíaca, respiração, tônus muscular, prontidão reflexa e cor da pele, que, individualmente, podem receber notas de 0 a 2, somando um total de 10 pontos.
As primeiras horas. Imediatamente após o parto, devem-se avaliar, no recém-nascido, esforço respiratório, batimentos cardíacos, cor, tônus e irritabilidade dos reflexos, todos componentes-chave para pontuação de Apgar no 1º e no 5º minuto após o nascimento ( Classificação de Apgar).
A identificação de todos os pacientes deve ser realizada em sua admissão no serviço através de uma pulseira; 2. Devem-se utilizar no mínimo dois identificadores como: nome completo do paciente; nome completo da mãe do paciente; data de nascimento do paciente; número do SES; 3.
Ao contrário do que muitos pensam, a cor natural do bebê nesse ambiente é levemente arroxeada ou azulada pelo fato de que o útero é um local de baixa oxigenação. Lembre-se que todo o oxigênio necessário para o desenvolvimento do bebê é levado através do sangue que vem da placenta e transportado pelo cordão umbilical.
Assim, bebês de todas as raças nascem com uma pele avermelhada, que vai mudando de tom conforme as horas e dias se passam. “A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto.
Nascimento com Pulmões Imaturos O bebê pode nascer “cansado” se esforçar muito para respirar e em alguns casos, necessitar de ajuda de oxigênio, e balão de oxigênio.
Já os bebês nascidos por cesariana possuem uma cor mais avermelhada, pois não passaram por esse esforço. Após um dia ou dois, a cor púrpura torna-se mais rosa, devido a vasos sanguíneos visíveis através da pele muito fina do bebê recém-nascido.
Após a nascença, entre o 4º e 5º dia, a pele do bebé ficará cor-de-rosa pálido e irá adquirindo a sua cor definitiva. No entanto, se evoluir para uma cor pálida ou azulada, significa que o bebé está com frio e tem de ser aquecido ou que algo de errado se passa com a respiração e circulação sanguínea.