A Região Centro-Oeste é banhada por vários rios que fazem parte da Bacia Amazônica, da Bacia do Paraná e da Bacia do Rio Paraguai. Os rios Jurema, Arinos e o Xingu banham o norte do Estado de Mato Grosso, vindos da Bacia Amazônica.
Rios da Região Centro-Oeste Os rios que formam a Bacia Hidrográfica do Paraná são o rios Paraná e o Parnaíba. São rios de planalto que se apresentam com grandes quedas d'água. ... As regiões de planície do Pantanal são drenadas pelo rio Paraguai, que tem a maior bacia Hidrográfica da Região Centro-Oeste.
O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.
A maior parte da região apresenta clima equatorial (próximo à linha do equador), portanto é quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, salvo Roraima e parte do Amazonas, onde chove mais no inverno.
Com a falta de nebulosidade, de chuva e de ventos frios de origem polar, o ar esquentou muito sobre a Região Sudeste, permitindo a ocorrência de temperaturas excepcionalmente altas.
A zona mais quente é a parte norte da região, onde é atravessada pela linha do Equador.
O Piauí foi o mais quente do país em 71 ocasiões, seguido de Rio Grande do Norte (31), São Paulo (27) e Ceará (24). Na ponta extrema aparecem Sergipe, Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal e Roraima, com apenas uma ocasião.
Mato Grosso e Tocantins estão sendo os locais mais quentes do Brasil nesta última semana de agosto de 2020. Temperaturas entre 37°C e 40°C voltaram a ser observadas em diversas regiões destes estados na quinta-feira, 27 de agosto. As capitais Cuiabá e Palmas registraram de 40°C.
Cuiabá
Com 41,9ºC, Cuiabá (MT) é capital mais quente do Brasil nesta terça (6)
Um raio natural, normalmente, transporta uma corrente em torno de 20 à 30 mil ampères. ... O que acabou resultando numa queda de raios artificiais com temperaturas tão elevadas quanto 17,000 °F (cerca de duas vezes mais quente que a superfície do Sol).
Trata-se de Yakutsk, na Rússia, atualmente considerada a cidade mais fria do mundo fora da Antártica....Além da cidade mais fria do mundo: 10 cidades congelantes