Descubra como evitar as queimadas com algumas atitudes simples que podem salvar vidas.
A queimada é um processo de queima de biomassa que pode ocorrer por razões naturais ou ser provocada pelo homem. Sua evolução passa pelos estágios de ignição, chamas, brasas e extinção. A ignição depende do material a ser queimado (biomassa) e de fatores ambientais como temperatura, umidade relativa do ar e vento.
É quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas. É quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.
Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças.
O agravamento das mudanças climáticas promovido pelo desmatamento da Amazônia carrega consigo fortes prejuízos econômicos, podendo levar a uma redução de 1,3% do PIB nacional em 2035 e de até 2,5% em 2050. A perda do PIB agropecuário seria ainda mais grave: entre 1,7% e 2,9% em 2035 e de 2,5% a 4,5% em 2050.
Liberação de carbono As florestas tropicais armazenam carbono e são as principais fontes de estabilização do clima em todo o mundo. No entanto, o desmatamento e a extração de madeira liberam esses gases para a atmosfera, poluindo o ar e contribuindo para o desequilíbrio da temperatura.
As queimadas que destroem a Amazônia e chamam atenção mundial são apenas a face mais visível da exploração da maior floresta tropical do mundo. Por trás da derrubada da mata e do fogo, estão poderosos interesses econômicos: a criação de gado, o comércio ilegal de madeira e a produção de soja.
Já as consequências a longo prazo estão relacionadas com os ecossistemas. As queimadas aumentam os níveis de poluição, o que pode ser diminuído com a presença de árvores. Mas com as árvores queimadas, a poluição cresce, o que afeta não só a região pantaneira, mas várias outras adjacentes.
O agronegócio. A principal causa da expansão do desmatamento no Pantanal, segundo especialistas, é o crescimento do agronegócio na região.
Pelo menos três fatores provocam o avanço dessas práticas, são eles: o aumento das atividades agrícolas e pecuaristas; a ação humana ou antrópica; o clima tropical aliado ao tempo seco....O Pantanal é um bioma localizado em três países:
Resposta: Os incêndios florestais destroem as árvores onde a maioria dos pássaros faz ninhos e onde podem viver macacos, morcegos, lémures, etc. Além disso, causam o deslocamento forçado de aves e mamíferos, o que altera o equilíbrio de outros ecossistemas.
Resposta. Resposta: Por ter um clima mais seco o fogo se espalha muito mais rápido, e é mais difícil de conter, logo, sua vegetação pode ser toda queimada, além de acabar com as lares de milhares de animais que vivem lá, e inclusive até ferir e matá-los.
Uma alternativa para os próximos anos, acrescenta, é a técnica de fogo controlado, já utilizada antes, para impedir que esses grandes incêndios saiam do controle. As florestas são enormes campos de material combustível, como folhas secas, madeiras e arbustos.
Alterações na cadeia alimentar dos animais A especialista aponta que a exposição a predadores de animais que vivem no Pantanal também aumenta após o fogo, já que a queimada deixa a superfície na mesma dimensão. ... Sem local para fuga, elas ficam mais suscetíveis a outros predadores que não os já naturais", afirma.
Uma alternativa para os próximos anos, acrescenta, é a técnica de fogo controlado, já utilizada antes, para impedir que esses grandes incêndios saiam do controle. As florestas são enormes campos de material combustível, como folhas secas, madeiras e arbustos.