Do litoral a fronteira oeste do Rio Grande do Sul, do Chuí até as missões, passando pela serra gaúcha, prestigiada nacionalmente, o estado oferece roteiros com belas paisagens, arquitetura renomada e gastronomia de qualidade.
Foi adotada como símbolo oficial do Estado logo nos primeiros anos da república, sendo promulgada pela Constituição Estadual em 14 de julho de 1891. No entanto, nenhuma lei posterior foi criada regulamentando seu uso ou descrição.
(UFSM) A Região Sul diferencia-se das demais regiões brasileiras por suas características naturais, políticas e populacionais, entre outras. ... Tem grande importância geopolítica, pois é uma região de fronteiras com Argentina, Uruguai e Paraguai, favorecendo o intercâmbio comercial e cultural.
Celebrada até hoje como orgulho dos gaúchos, a Revolução Farroupilha foi um levante de rebeldes republicanos em 1835 em reivindicação às taxas extorsivas cobradas pelo império pela produção de charque, erva-mate e couro. A partir de 1821, a coroa passou a cobrar impostos pesados sobre os produtos rio-grandenses, beneficiando as mesmas matérias-primas dos concorrentes platinos. Depois de 10 anos de combates e quase 50 mil mortes estimadas, o conflito teve fim com a assinatura do Tratado de Poncho Verde, em 1845.
A teoria mais aceita é que o termo tenha origem no quéchua (família de línguas originária dos Andes centrais) "huachu", que significa órfão ou vagabundo. Os colonizadores espanhóis adulteraram o termo, passando a se referir aos órfãos como "guachos" e aos vagabundos como gaúchos.
O gentílico "gaúcho" foi aplicado aos habitantes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul na época do Império Brasileiro, por motivos políticos, para identificá-los como beligerantes até o final da Guerra dos Farrapos, sendo adotado posteriormente pelos próprios habitantes por ocasião da pacificação de Caxias, ...
A teoria mais aceita é que o termo tenha origem no quéchua (família de línguas originária dos Andes centrais) "huachu", que significa órfão ou vagabundo. Os colonizadores espanhóis adulteraram o termo, passando a se referir aos órfãos como "guachos" e aos vagabundos como gaúchos.
O Rio Grande do Sul é o 5º maior estado do Brasil, com extensão territorial de 281.730,2 km², ocupando mais de 3% do território brasileiro. Dividido em 497 municípios, possui 11,3 milhões de habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que corresponde a 6% da população nacional. O volume populacional fica atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. A densidade demográfica é de 39,8 habitantes/km². A capital, Porto Alegre, é o município mais populoso com 1,4 milhão de pessoas.
O gentílico “gaúcho” foi aplicado aos habitantes da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul na época do Império Brasileiro, por motivos políticos, para identificá-los como beligerantes até o final da Guerra dos Farrapos, sendo adotado posteriormente pelos próprios habitantes por ocasião da pacificação de Caxias,
Quem for ao dicionário online de português, na internet, vai ficar sabendo que amazônida é a pessoa “que nasceu ou vive no Amazonas, estado que se localiza no Norte do Brasil, onde também está localizada grande parte da Floresta Amazônica; amazonense.
Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial. O adjetivo fluvial refere-se a rio.
A tabela a seguir traz relação de adjetivos gentílicos, ou pátrios, isto é, as palavras que designam origens. Saiba também como fazer o plural dos adjetivos compostos.
O Rio Grande do Sul recebeu imigrantes italianos, eslavos e alemães. Em Santa Catarina, açorianos colonizaram o litoral; alemães, a região norte; e italianos, o planalto e a porção oeste. No Paraná, houve fluxos migratórios de italianos, alemães e japoneses; mais recentemente, paraguaios na fronteira oeste.
Também é dividido em 28 regiões definidas como Conselhos Regionais de Desenvolvimento, os populares Coredes, criados em 1994. Assim foram determinadas para promover o desenvolvimento regional e sustentável, integrando recursos e ações de governo nas localidades para uma distribuição mais equilibrada das riquezas. A regionalização serve como referência para o planejamento e elaboração do Plano Plurianual e Orçamento do Estado.
O clima é do tipo subtropical úmido com verões quentes e uma pequena área, localizada na região nordeste, em altitudes mais elevadas, com verões amenos. A média anual varia entre 14°C e 22°C. Bem distribuída ao longo do ano, a precipitação pluviométrica acumula anuais que variam de 1.000 milímetros a mais de 2.000 milímetros. As chuvas são cada vez mais concentradas em um curto espaço de tempo, intercaladas com períodos de estiagem.
O ano de 1875 marca a chegada dos primeiros imigrantes italianos às regiões de Bento Gonçalves e Garibaldi. Por lá, passaram a se dedicar a atividades como artesanato, extração de madeira e vitivinicultura. O desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul está diretamente ligado à contribuição de trabalho dos imigrantes europeus.
Além dessa variedade econômica e geográfica, a variedade cultural também é rica e oferece atrativos para pessoas de todo o Brasil e do mundo. As festas do nosso interior são gigantescas e muito populares.
O estado possui grandes reservas de água subterrânea, dentre elas, o Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subsuperficial do mundo, abrigando cerca de 18% do total de sua área no RS.
O Dia da Feira de Santa Cruz do Capibaribe inicia-se sempre nas segundas feiras, indo até na terça feira, por volta das 16h a feira já está quase completamente vazia, nesse horário você já não encontrará muitas opções para compras, o local encerra às 18h.
103 anos de aniversário da cidade de Santa Cruz comemorados hoje (30) e no próximo dia 11 dezembro, 141 anos de Emancipação Politica.
com o encontro entre duas massas de ar distintas , é a correta. O fenômeno climático mencionado pelo texto está relacionado com o encontro de duas massas de ar que são diferentes, o fenômeno das chuva excessivas em Santa Cruz do Sul e cidades próximas ganhou o nome de diluvio por conta desses processos meteorológicos.
Aluguel: o melhor bairro para morar é o centro, mas também é salgado, um apartamento de dois quartos no centro custa uns R$ 1600,00, podendo passar dos R$ 2000,00 se quiser um ótimo ponto. Mas há opções nos bairros próximos ao quartel, como o Arroio Grande, a maioria dos militares mora lá.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 13 distritos: Santa Cruz do Sul (ex-Santa Cruz), Boa Vista, Erveiras, Fontoura Gonçalves, Formosa, Gramado Xavier, Linha Santa Cruz, Monte Alverne, Paredão, Rio Pardinho, Serafim Schmidt, Sinimbu e Trombudo.
Lista dos 54 bairros, distritos e localidades no município de Santa Cruz do Sul (RS)
Santa Cruz do Sul chega a seus 141 anos de existência autônoma com muitas razões para comemorar. Afinal, qualidade de vida e potenciais de realização pessoal e profissional não faltam nessa comunidade.
Rio Grande do Sul
Vera Cruz é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude sul e a uma longitude oeste, estando a uma altitude de 628 metros. Sua população estimada em 2014 é de 11.
Distrito criado com a denominação de Vila Tereza, pela lei provincial nº 1814, de e ato municipal nº 10, de subordinado ao município de Santa Cruz. ... Elevado à categoria de município com a denominação de Vera Cruz, pela lei estadual nº 3697, de desmembrado de Santa Cruz do Sul.
Quem nasce ou reside na cidade de Vera Cruz é chamado de Vera-Cruzense. O estado São Paulo possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil.
Essencial em Vera Cruz