O gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália. A sua massa é cremosa, possuindo um sabor agradável e um aroma intenso....Gorgonzola.
Juntos, eles representam mais de 60% dos queijos produzidos no País. Entretanto, a produção brasileira é bem mais farta: são cerca de 70 tipos. Muitos, como o requeijão, são criações brasileiras, enquanto outros, como o parmesão, são inspirados em invenções estrangeiras.
Parmesão. O parmesão possui um sabor picante, textura levemente cristalizada e cor amarelada. Ele é de origem italiana e, durante sua produção, o leite de vaca é parcialmente desnatado pela gravidade.
Os queijos com menos carboidratos mais comumente encontrados no Brasil são:
Queijo minas artesanal, queijo minas frescal e queijo minas padrão, são as denominações que recebem estes diferentes queijos e que adotaram o nome da tradicional região produtora de leite e derivados.
O Queijo Minas Artesanal é o queijo produzido nas fazendas mineiras, produzido através do leite cru e é uma herança histórica de Minas Gerais. ... Já o Queijo Minas Frescal é um queijo fresco, possui sabor menos intenso, massa crua e delicada e não passa pelo processo de maturação.
Os queijos frescos são aqueles que logo após a coagulação e a retirada do soro estão prontos para comer. Coagula, adiciona sal na própria massa do queijo e está pronto. São exemplos de queijo fresco o minas frescal e o queijo de coalho. São queijos branquinhos porque o que da cor ao queijo é a maturação.
Conheça a seguir quais são os queijos mais consumidos no Brasil:
Prato: alto teor de sódio Possui textura macia, coloração amarela forte e sabor suave. “Possui maior teor de gordura e colesterol quando comparado à mussarela, ao cottage e à ricota. Possui alto teor de sódio. Seu consumo deve ser moderado”, diz Pâmela.
“Geralmente, quanto mais brancos, mais saudáveis e menos gordurosos os queijos são, por conterem maior quantidade de cálcio e de proteína. O queijo cottage, a ricota, o queijo minas e a muçarela de búfala são bons exemplos. Eles têm menos corantes, são ricos em proteína e pobres em gorduras”, acrescenta.
Para quem está de dieta, os queijos mais adequados acabam sendo o cottage e a ricota, além da versão light do queijo minas frescal. Com 98 calorias em cada 100 gramas, o cottage é o queijo mais magro, seguido da ricota (140kcal) e do queijo minas frescal light (160 kcal).
O parmesão é um dos queijos mais ricos em proteína e Cálcio (992 mg em 100g). A proteína é um nutriente essencial e muito importante para quem treina, pois é essencial para o crescimento e recuperação muscular.