Qual A Funço Do Cido Fenlico?

Qual a funço do cido fenlico

Os ácidos fenólicos são fitonutrientes de forte poder antioxidante que fazem parte da composição de diversos alimentos, especialmente vegetais, cogumelos e frutas.

Novidades Por E-mail

Estudos têm relatado que certos antioxidantes, incluindo o Ácido Ferúlico, diminuem os níveis de alguns mediadores inflamatórios, por exemplo, a prostaglandina, envolvida na necrose tumoral.

Os taninos atuam na defesa das plantas como: Toxinas reduzindo o crescimento e a sobrevivência de muitos herbívoros; repelente alimentar a uma grande variedade de animais; mamíferos, como bovinos, cervos e macacos, evitam consumir plantas ou parte de plantas com alto teor de taninos e frutos imaturos, frequentemente, tem alto teor de taninos, que inibem sua ingestão por animais, encontrados nas camadas externas.

Os taninos são polímeros fenólicos com propriedades de defesa vegetal, assim como ligninas. O termo tanino foi inicialmente utilizado para descrever compostos que poderia ser utilizado no processamento da pele animal, o curtimento. Há duas categorias de taninos: os condensados e os hidrolisáveis, considerando que a maioria dos taninos tem massa molecular entre 600 e 3000 Da. 

2.2.5 Isoflavonas

Os flavonóides representam um amplo grupo de derivados fenólicos solúveis em água e coloridos (vermelho, carmensim, púrpura ou amarelo). Eles são normalmente encontrados em vacúolos, cloroplastos e cromoplastos. Os flavonóides são classificados em diferentes grupos, baseado primeiramente, no grau de oxidação dos três carbonos em forma de barco. Os principais grupos são as antocianinas, flavonas, flavonóis e isoflavonóides.

A inflamação crônica ou aguda é um processo múltiplo, que envolve a ativação de células do sistema imunológico que desempenham um papel central em muitas funções vitais do nosso organismo. Para cessar um processo inflamatório crônico é preciso que sistema imunológico esteja saudável.

Este ácido é encontrado nas paredes celulares de plantas como trigo, arroz, amendoim, laranjas e maçãs. Pesquisas apontam que ele parece ser particularmente abundante no café e no amaranto, um pseudocereal semelhante à quinoa. A palavra amaranto vem do grego e significa “aquele que não murcha”, sua durabilidade é presumivelmente resultado da quantidade de Ácido Ferúlico presente na planta.

Conheça o Mestrado e Doutorado em Fisiologia Vegetal na UFLA

Além disso, um estudo de 2012 da European Journal of Pharmacology descobriu que uma combinação de Ácido Ferúlico e resveratrol ajudou a aliviar danos no fígado, rim e pâncreas em ratos diabéticos, reduzindo o processo inflamatório nestes órgãos.

Estudos de observação mostram que o Ácido Ferúlico é um antioxidante potente e impede a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e facilita a absorção de colesterol pelo fígado. Ele também se mostrou eficaz no tratamento de acidente vascular cerebral na China.

Tipos de ácidos fenólicos e fontes

<strong><strong>Tipos de ácidos fenólicos e fontes</strong></strong>

O aumento da tensão oxidativa do sistema nervoso leva a diversas condições que envolvem doenças neurodegenerativas tais como a doença de Alzheimer, uma desordem associada à degeneração de partes do cérebro responsáveis pela manutenção da memória.

Pesquisas já mostraram que tratamentos feitos com uma combinação de Ácido Ferúlico e Ácido Ascórbico mostraram reduzir significativamente os níveis de triglicérides, colesterol total e gordura no sangue e nos tecidos cardíacos.

Relatórios advindos de pesquisas científicas sugerem que os compostos fenólicos podem provocar a apoptose, um tipo de morte celular programada, em células de tumores cancerígenos.

Count per Day

Um estudo publicado ainda em 2004 pela Fitoterapia Research indica que o Ácido Ferúlico pode ajudar a controlar o diabetes. Depois de tratar ratos diabéticos com Ácido Ferúlico, os autores do estudo descobriram que o composto reforçou a capacidade antioxidante dos animais e ajudou a regular os seus níveis de açúcar no sangue.

Os compostos fenólicos recebem este nome, por apresentarem em sua estrutura, pelo menos uma unidade de fenol (um grupo hidroxila ligado a um anel aromático – um anel de seis átomos de carbono, contendo três duplas ligações -, podendo haver mais de uma hidroxila – OH – por anel). A grande maioria deles é solúvel em água e ocorre na forma de glicosídeos (que ao contrário dos alcalóides, não apresentam nitrogênio na sua fórmula estrutural) e ácidos carboxílicos (DELPHINE et al., 2019).

2.2.2 Taninos 

A maioria das conclusões sobre os potenciais benefícios do Ácido Ferúlico e para que serve este composto na nossa saúde vem de pesquisas de laboratório e experimentos em animais. E pesquisadores esclarecem que ainda são necessários ensaios clínicos e pesquisas mais extensas sobre os seus efeitos na saúde humana. Estudos preliminares e observações feitas na medicina alternativa, no entanto, sugerem que o Ácido Ferúlico mostra promessa no tratamento das seguintes condições:

Enquanto isso, pesquisadores da americana Duke University, descobriram que quando o Ácido Ferúlico é utilizado associado às vitaminas C e E, ele se transforma em um antioxidante ainda mais potente. O Estudo em Duke verificou que o composto age particularmente bem na prevenção de danos causados ​​pelo sol e ainda demonstrou que a exposição à luz ultravioleta, na verdade, aumenta o poder antioxidante do Ácido Ferúlico na pele.

Os isoflavonóides são encontrados em legumes e possuem algumas funções diferentes. Alguns como os rotenóides têm forte ação inseticida, enquanto que outros têm efeito anti-estrogênico, causando infertilidade em mamíferos. Os isoflavonóides se tornaram mais conhecidos por seu papel como fitoalexinas, compostos antimicrobianos que se acumulam em altas concentrações, em infecções fúngicas e bacterianas e ajudam a limitar o nível de invasão por patógenos.

2.2.4 Antocianinas

O Ácido Ferúlico (ou o seu precursor metabólico, Gama Orizanol), tem sido amplamente utilizado para melhorar o desempenho atlético, tanto em humanos como em cavalos de corrida. Um consenso em relação ao seu uso é que ele é capaz de reduzir a fadiga, neutralizando os radicais livres que danificam as estruturas de produção de energia nas células.

Não existem efeitos colaterais conhecidos em relação ao uso de ácido ferúlico topicamente. O único cuidado que se deve ter é se você é alérgico a qualquer tipo de grão, como trigo, cevada ou milho.

Estudos já demonstraram que o Ácido Ferúlico é altamente eficaz como antioxidante tópico que serve para evitar a propagação da cadeia de radicais livres na nossa pele e funciona como um poderoso aliado na prevenção e combate de vários males que podem deteriorar a nossa saúde.

Endereço:

Endereço:

Figura 7. Mecanismos propostos para a interação de taninos com proteínas. (A) Pontes de hidrogênio podem se formar entre os grupos hidroxila fenólicos dos taninos e os sítios eletronegativos na proteína. (B) Os grupos hidroxila fenólicos podem se ligar covalentemente a proteínas, após a ativação catalisada por enzimas oxidativas, como a polifenol oxidase (TAIZ et al., 2017 – apêndice 4 – online).

Além disso, relatórios demonstram que o γ-oryzanol, uma mistura de Ácido Ferúlico obtida através do farelo de arroz, pode diminuir o nível de colesterol no sangue e reduzir a incidência de doença coronária.

Quais são os compostos fenólicos?

Os compostos fenólicos são estruturas químicas que apresentam hidroxilas e anéis aromáticos, nas formas simples ou de polímeros, que os confere o poder antioxidante. Esses compostos podem ser naturais ou sintéticos. Quando presentes em vegetais podem estar em formas livres ou complexadas a açúcares e proteínas.

Porque a absorção dos compostos fenólicos não é uniforme?

Resposta. ( V ) A absorção dos polifenóis não é uniforme devido às diferenças estruturais. ( F ) Os polifenóis livres de açúcar necessitam de hidrólise antes de serem absorvidos no intestino.

O que são os flavonoides?

Também conhecidos como bioflavonoides e vitamina P, os flavonoides são compostos bioativos, ou seja, compostos que agem diretamente em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, eles atuam como pigmentos coloridos e desempenham diversas funções, como a proteção contra raios ultravioletas.

O que é um composto fenólico?

Na química orgânica, compostos fenólicos são uma classe de compostos químicos que consistem em um grupo hidroxilo ligado diretamente a um grupo hidrocarboneto aromático. ... Os compostos fenólicos são um grupo de antioxidantes não enzimáticos que combatem os radicais livres, que podem ter diversas atividades no organismo.