A consequência de uma trombose arterial não tratada é, em alguns casos, a gangrena dos tecidos e até a amputação do membro. Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e infartos agudos do miocárdio podem ser resultantes de tromboses arteriais no cérebro e no coração, por exemplo.
Entre os sintomas de trombose, o paciente pode apresentar:
O que é? O termo tromboembolismo venoso (TEV) inclui duas condições frequentes, que são a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), sendo esta a causa de morte evitável mais comum no paciente hospitalizado.
Quando se forma um coágulo de sangue num vaso sanguíneo é uma trombose. Se, por outro lado, o coágulo se desloca ainda mais para dentro do corpo, isso quer dizer que é uma embolia. O termo thromboembolus é muitas vezes usado na medicina porque a maioria das embolias surgem a partir de tromboses.
Trombose venosa É causada por um coágulo de sangue que se desenvolve em uma veia. Pode ser o resultado de doenças ou lesões nas veias das pernas, imobilidade por qualquer motivo, fratura, certos medicamentos, obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária.