REABSORÇÃO DE BICARBONATO Em condições normais, todo o bicarbonato filtrado é reabsorvido ao longo do néfron num processo que não ocorre saturação. A reabsorção de HCO3- é indireta, uma vez que é removido do fluido tubular na forma de CO2 e H2O.
O sistema tampão constituído pelo bicarbonato (HCO3-) e pelo ácido carbônico (H2CO3) tem características especiais nos líquidos do organismo. ... Quando um ácido é adicionado ao sangue, o bicarbonato do tampão reage com ele produzindo um sal, formado com o sódio do bicarbonato e ácido carbônico.
Os rins são dois órgãos em formato de feijão e os principais responsáveis pela excreção do corpo. Eles são encarregados de eliminar o excesso de água e substâncias tóxicas do organismo, como a uréia e o ácido úrico, que em altas concentrações podem matar as células.
O bulbo, região do tronco encefálico, apresenta o centro do comando respiratório. Ele percebe a acidose através da ação de prótons sobre quimiorreceptores. Isso induz o aumento da frequência respiratória, uma forma de expulsar o dióxido de carbono e deslocar o equilibrio no sentido de redução de prótons.
Cada alteração do equilíbrio ácido-base provoca mecanismos compensatórios automáticos que fazem com que o pH do sangue retorne ao normal. Em geral, o sistema respiratório compensa os distúrbios metabólicos, enquanto os mecanismos metabólicos compensam os distúrbios respiratórios.
Os desequilíbrios ácido-base são alterações patológicas da pressão parcial de dióxido de carbono (Pco2) ou de bicarbonato sérico (HCO3−) que tipicamente produzem valores de pH arterial anormais. Acidemia ocorre quando o pH plasmático é < 7,35. Alcalemia se dá quando o pH plasmático > 7,45.
Aqui serão abordados os quatro tipos básicos de desequilíbrio ácido-base: acidose metabólica, acidose respiratória, alcalose metabólica e alcalose respiratória. É um distúrbio do equilíbrio ácido-base caracterizado por níveis plasmáticos reduzidos de pH e bicarbonato.