Nesse particular, parece haver consenso na execução de algumas práticas de assepsia, seja na técnica limpa ou estéril. Assepsia, portanto, é definida como a redução da contaminação microbiana de tecidos vivos, fluidos ou materiais pela exclusão, remoção ou morte dos microrganismos.
As técnicas assépticas referem todo o método usado para esterilizar e manter a esterilidade de um objeto ou de um lugar, tal como um teatro de funcionamento ou um laboratório, embora pode igualmente ferir o cuidado para impedir a infecção.
Materiais necessários:Bandeja de curativo; Solução fisiológica 0.
Prevenindo a infecção de feridas
Utilize sempre o soro na temperatura ambiente ou levemente morno. Se precisar pode aquecer no micro-ondas. O soro aberto que fica guardado na geladeira deve ser usado em até 15 dias.
O soro aquecido ajuda a combater a hipotermia das vítimas, que agrava o quadro das pessoas acidentadas e pode até matar.
O soro fisiológico estéril ou a água filtrada não devem ser aquecidos diretamente. Os líquidos devem estar um frasco fechado e ser mergulhados no recipiente com água quente até que fiquem mornos.
O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.