EQST

O Que MHC E HLA?

O que é MHC e HLA?

Assim, o MHC representa o conjunto de genes responsável por codificar as moléculas de histocompatibilidade em uma determinada espécie, sendo chamado no ser humano de sistema HLA (Human Leukocyte Antigen) (1).

Qual o tipo de MHC presente nas células hepáticas?

Tais genes são divididos em três principais categorias: MHC classe I (equivalente ao HLA A, B e C em humanos), MHC classe II (HLA DP, DQ e DR em humanos) e MHC classe III, que inclui componentes do sistema complemento (Boulanger&Shatz, 2004).

Como pode ser definida a rejeição aguda?

3.

O que é rejeição Hiperaguda?

Rejeição hiperaguda Caracteriza-se por disfunção súbita e irreversível do enxerto, minutos a horas após revascularização, com oclusão trombótica da microvasculatura, ao que se segue infiltrado neutrofílico e hemorragia no miocárdio.

O que é rejeição crônica?

A rejeição crônica é caracterizada por vasculopatia, principalmente uma arteriosclerose acelerada, que leva a oclusão arterial, causando dano isquêmico.

Quais os sintomas de rejeição de transplante?

Os sintomas de rejeição variam dependendo do órgão transplantando e quando ocorre a rejeição. Se a rejeição ocorrer logo após o transplante, os sintomas são febre, calafrios, náusea, cansaço e mudanças bruscas da pressão arterial.

Quais os tipos de rejeição de transplante?

Existem três tipos de rejeição: hiperaguda, aguda e crônica (ABTO, 2003). A rejeição hiperaguda acontece devido a rejeição dos anticorpos IgA contra a classe I HLA no órgão transplantado, ocorrendo minutos ou dias após o transplante.

Por que o sistema imune costuma rejeitar os transplantes?

A rejeição de transplante ocorre quando o sistema imunitário do receptor ataca o órgão ou tecido transplantado. A resposta imune protege o corpo contra substâncias potencialmente nocivas ("antígenos"), como micro-organismos, toxinas e células cancerígenas.

Qual o papel dos linfócitos T na rejeição?

Na verdade, os linfócitos T são os pivôs na rejeição dos transplantes, e muitos dos conhecimentos sobre a fisiologia e função das células T advêm dos estudos dos transplantes. A resposta alogênica pode ocorrer de duas maneiras distintas, porém não mutuamente exclusivas.

Quais células de defesa do nosso organismo estão envolvidas na rejeição do transplante de medula óssea?

A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções.

Quais as citocinas mais importantes na patologia da rejeição?

Várias citocinas estão implicadas na rejeição do enxerto intestinal, uma vez que o processo da rejeição corresponde ao mecanismo inflamatório. As pró-inflamatórias incluem fator de necrose tumoral-a (TNF-a) e interleucina-1 (IL-1)(3).