O CPC 47 fornece regras mais detalhadas do que as trazidas pelo CPC 30.
Conforme Resumo CPC 48, se o ativo financeiro for mensurado ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, os valores reconhecidos no resultado devem ser os mesmos valores que teriam sido reconhecidos no resultado se o ativo financeiro tivesse sido mensurado ao custo amortizado.
O Conselho Federal de Contabilidade fornece a estrutura necessária; As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração.
Apesar das novas bases de classificação aceitáveis - custo amortizado, valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA) e valor justo por meio do resultado (VJR) - serem similares ao IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, o critério para classificação em cada categoria mudou ...
Instrumento financeiro é todo e qualquer contrato que gere um ativo financeiro para uma parte enquanto, para a segunda parte, é gerado um passivo financeiro ou um instrumento patrimonial.
Instrumento financeiro: é um contrato que dá origem a um ativo financeiro, a um passivo financeiro ou a um instrumento patrimonial. Ativo financeiro contém as seguintes características: Caixa; Instrumento patrimonial de outra entidade.
Derivativos são instrumentos financeiros sempre derivados de um ativo, utilizados por pessoas ou instituições nos mercados futuros ou de opções. Esses instrumentos são utilizados para realizar hedge (proteção), para gerenciar riscos ou mesmo para especular.
Os instrumentos financeiros classificados como ativos financeiros disponíveis para venda devem ser registrados ao valor justo no balanço patrimonial da seguinte forma: os juros calculados pela taxa efetiva de juros devem ser registrados no resultado e o efeito da marcação a mercado do instrumento deve ser registrado ...
Somente derivativos designados formalmente como hedges eficazes podem ser contabilizados em aplicação das regras de contabilidade de hedge (hedge accounting) que permitem o diferimento, em alguns casos, dos ganhos ou perdas que decorrem dos derivativos até que o item protegido seja reconhecido no resultado do período.
Forma de Contabilização Cash Flow Hedge Proteção de um fluxo de caixa futuro gerado por um ativo ou passivo. Parcela efetiva dos ganhos e perdas do hedge (aquela coberta pela operação) vai para o Patrimônio Líquido, até que a transação se efetive, para, depois, ser lançada no Resultado.
O custo amortizado é a parte acumulada de um custo registrado de um ativo fixo que foi debitado como despesa. Esse processo pode acontecer por meio de depreciação ou por amortização.
Para cada início de período, o custo amortizado de partida é multiplicado pela taxa efetiva de 10% e adicionado ao custo amortizado. Quaisquer pagamentos no período são deduzidos do número resultante. Desta forma, o custo amortizado em cada período fica da seguinte forma.
Os investimentos em títulos patrimoniais que não possuem cotação de preço em mercado ativo, e cujo valor justo não pode ser confiavelmente mensurado, não devem ser registrados pelo valor justo por meio do resultado.
Ativos financeiros disponíveis para venda são aqueles ativos financeiros não derivativos que são designados como disponíveis para venda ou que não são classificados como (a) empréstimos e contas a receber, (b) investimentos mantidos até o vencimento ou (c) ativos financeiros pelo valor justo por meio do superávit ou ...
Quais são os tipos de ativos financeiros? Entenda!
Ativo permanente era o grupo do balanço patrimonial relativo ao bens ou direitos de natureza duradoura. Este valores eram destinados à manutenção da empresa e, por isso, eram essenciais. ... Mesmo que o ativo não circulante seja considerado de baixa liquidez, ainda assim é importante para as atividades de uma empresa.
Passa-se a considerar o balanço patrimonial da seguinte maneira: Ativo Permanente (AP) – formado pelos itens de longo prazo do ativo. Esse valor é igual à soma dos seguintes itens: realizável a longo prazo, investimento, imobilizado e diferido.