A beterraba é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B - que são importantes para o sistema imunológico, incluindo o ácido fólico, relacionado à boa formação fetal - e vitamina C, que possui ação antioxidante e atuação benéfica sobre o sistema imunológico.
A cenoura pode ser consumida crua em saladas ou sucos, ou cozida, podendo ser acrescentada em bolos, sopas e em ensopados para preparar carne ou peixes. Para obter esses benefícios é importante consumir pelo menos 1 cenoura por dia.
A beterraba pode ser consumida cozida, assada ou mesmo crua, ralada ou batida em sucos e vitaminas. "Para preservar os nutrientes, é indicado que o cozimento seja mais curto, com um menor tempo de contato com o calor", ensina a nutricionista. Além disso, é frequentemente usada como corante natural para massas e molhos.
De qualquer forma é bom alternar o consumo de cenoura entre crua e cozida, porque algumas vitaminas contidas nelas, como a vitamina C, são sensíveis ao calor e irá se deteriorar com o cozimento.
Resumo da notícia
Mas quando o consumo ultrapassa o valor de referência de 30 miligramas por dia, pode levar a uma alteração da coloração da pele que se chama carotenemia.
Quando a ingestão de carotenoides ultrapassa a dose diária recomendada de 30 miligramas, então pode ocorrer a estranha alteração da coloração da pele, denominada de carotenemia. A condição, deixa a pele alaranjada, sobretudo nas palmas das mãos, plantas dos pés e no nariz.