Catéter totalmente implantável: também chamado de port ou port-o-cath, também é introduzido no corpo pelas veia do pescoço, mas a parte usada para aplicar a medicação fica implantada embaixo da pele logo abaixo da clavícula. Esta parte é chamada reservatório e tem o tamanho de uma moeda.
O cateter duplo J tem a função de facilitar a saída da urina do rim para a bexiga. Se o paciente estiver com uma pedra parada no Ureter (parte do sistema urinário que liga o rim com a bexiga) a urina vai ter dificuldade para ser drenada e pode causar dor, estase urinária, prejuízo para a função do rim e mesmo infecção.
O cateter duplo J pode ficar no ureter por 3 a 9 meses dependendo do seu diâmetro. Na maioria dos casos, não é necessário ficar com o cateter durante tanto tempo.
O cateter duplo J um dispositivo flexível tubular de 10 cm a 35 cm, do calibre aproximado de uma carga de caneta e que tem a finalidade de garantir o fluxo de urina entre o rim e a bexiga. A urina pode fluir tanto pelo canal de drenagem interno, quanto pela superfície externa do cateter.
Sentir dores após a retirada do cateter duplo J é normal, mas elas costumam ser de curta duração e controláveis com uso de analgésicos. Se a dor está constante ou não cede, você deve entrar em contato com o seu médico para avaliação de uma possível infecção urinária ou cálculo residual.
Utilizando uma sedação leve, o urologista introduz uma micro câmera através da uretra, localiza o cateter duplo J dentro da bexiga e remove o mesmo utilizando uma pinça apropriada para prender o dispositivo.
Não há restrição do consumo de cerveja e a presença de um duplo J. Apenas lembrando que cerveja deve ser consumida sempre com moderação.