Ócio traz autoconhecimento Para a psicóloga Michelle Lage, o ócio cumpre não apenas uma função psicológica, como também social. Isso porque ele ajuda na nossa reposição física e mental, permitindo não apenas uma conexão melhor com nós mesmos como também nos auxilia a equilibrar a nossa vida.
Ócio significa não fazer nada, é uma palavra com origem no latim otiu. Ócio representa, por exemplo, uma folga do trabalho, do colégio ou faculdade, um momento de lazer, para aproveitar e descansar.
Mais do que uma pedra no sapato, a forma como lidamos com o tédio pode prejudicar nossa vida. Estudos feitos ao longo das décadas mostram que funcionários entediados costumam ter baixa performance, raiva, estresse, insatisfação, faltas e acidentes no trabalho.
A expressão ossos do ofício é usada para indicar alguma desvantagem, dificuldade ou atividade desagradável que é típica de uma determinada profissão e que é obrigatoriamente realizada pelo profissional porque não há como a evitar. ...
Conhece os benefícios do ócio para a nossa saúde?
Bem, o ócio criativo é uma proposta que visa unir atividades como trabalho, tempo livre e estudo, ou seja, ele é alcançado quando trabalhamos, nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo.
Ócio Criativo é saber conciliar o trabalho com os estudos e o lazer de forma a equilibrá-los, sem se sobrecarregar e extraindo o máximo de cada momento.
Formas de aproveitar seu ócio criativo
Dicas de Como Aproveitar o Ócio ao seu Favor: Respeite o seu descanso. Entenda que é impossível ser produtivo em todos os momentos e não se sinta culpado por querer descansar. Faça as refeições com calma. Procure negociar prazos rigorosos.
Sendo assim, o ócio criativo não contribui como uma ação de um programa de qualidade de vida no trabalho, mas colabora para a satisfação pessoal, como motivador e propicia momento de prazer para o indivíduo e crescimento.
"Um dos maiores benefícios do ócio é o descanso para 'repor as energias'. Quem descansa fica mais atento e consegue desacelerar para pensar. O ócio é o contrário do esgotamento", compara. Melo também pede que as pessoas voltem a se reunir para contemplar, mas que reaprendam a ficar em silêncio.
Domenico De Masi, sociólogo italiano, explica que 70% dos trabalhadores poderiam praticar ócio criativo. São Paulo – Se o seu trabalho é rentável e pode ser conciliado com estudo e lazer, você pratica ócio criativo.
O ócio criativo entende que a vida deve estar equilibrada entre trabalho, aprendizado e tempo livre. ... Para ajudar neste processo e otimizar o seu dia, crie listas com as suas obrigações e estipule o tempo máximo de cada uma delas. Você também deve se atentar ao tempo que passa trabalhando ininterruptamente.
O lazer durante o tempo livre significa a forma como se ocupa o tempo livre. ... Esta forma implica a realização de atividades que proporcionam satisfação pessoal e que se realizam de forma livre e voluntária.
Posteriormente, o autor define o tempo livre como um período no qual o homem age por sua própria necessidade, sendo que as condições para a realização de cada atividade podem ser colocadas ou impostas, dependendo do condicionamento que surge em razão de obrigações exteriores à conduta.
O lazer relacionado ao tempo considera como lazer as atividades liberadas das obrigações, sobretudo do trabalho. Surge nessa relação o chamado “tempo livre”. ... 173), uma vida dotada de sentido fora do trabalho requer uma vida cheia de sentido dentro do trabalho.
O ócio, no sentido vulgar do termo, remete à noção de folga, de falta de compromissos de trabalho e, nesse contexto, possui uma conotação negativa que liga a ideia de ociosidade à ideia de vadiagem e de preguiça. Na literatura e na sociologia, contudo, o termo foi e é empregado muitas vezes em sentidos distintos.
Verificado por especialistas Ócio- Possui sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga a ideia de repouso, podendo se confundir com ociosidade. Lazer- É uma referência temporal e implica uma divisão da 'unidade' do tempo que se opõe ao tempo de trabalho.
Que não tem vontade nem disposição; indolente, mole. Em que há ócio, falta de ocupação; desocupado.
A capacidade ociosa de produção diz respeito a todos os recursos que não são empregados no processo de produção industrial.
Quando a capacidade de produção estiver abaixo da capacidade para a qual a fábrica foi projetada para produzir, os custos fixos existentes são transformados em custos de ociosidade. Ou seja, a diferença entre a capacidade adquirida e a execução efetiva da capacidade gera um custo de ociosidade.
Para calcular a capacidade ociosa de uma fábrica, é preciso apurar os gastos fixos da produção e retirar deles os resultados encontrados nos cálculos da capacidade produtiva.
Despesas incorridas são aquelas que são registradas no período em que ocorreram, ou seja, no momento em que passaram a existir, independentemente da data do pagamento agendado.
5. Que se acha parado, sem aproveitamento, e é potencialmente mobilizável; que está sendo pouco utilizado (máquina ociosa, mão de obra ociosa).