As fontes históricas são os itens com vestígios do passado que são legados para a posteridade e servem de embasamento para que os historiadores possam realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado.
São fontes que podem nos ajudar a entender o passado. Por exemplo: Fotos, Vídeos, gravações de voz, manuscritos, livros, esculturas, etc. ... Fontes Escritas são livros, revistas, jornais, manuscritos, etc.
Esses vestígios do passado analisados pelo historiador são o que conhecemos como fontes históricas, também chamadas de documentos históricos.
Verificado por especialistas As fontes materiais são os objetos utilizados no passado na vida cotidiana das pessoas - ferramentas, utensílios domésticos, armas e etc -, que não foram produzidas, especificamente, visando uma função simbólica.
Fontes não-escritas: filmes, imagens, objetos (antigos, arqueológicos, modernos) como brinquedos, ferramentas, armas, moedas e etc, além de obras de arte, por exemplo.
Fonte histórica é tudo aquilo que é usado para reconstruir fatos do passado, podendo ser fontes visuais (pinturas, gravuras, filmes), materiais (vestígios de civilizações passadas, como martelos e facas artesanais), escritas (através de mapas e documentos utilizados no passado), e fonte oral, na qual o historiador pode ...
Há vários tipos de investigação: experimental, quase-experimental, causal-comparativo, correlação, descritivo, avaliativo, estudo de caso, etnográfico, investigação-acção.
Podemos afirmar que os recursos que os historiadores utilizam para conhecer o passado são inúmeros, a começar por documentos antigos como leis, livros históricos, achados arqueológicos, utensílios de povos, relatos, obras de arte, entre outros.
É muito importante guardar as fontes históricas , devido ao seu uso durante toda a nossa vida :) A história é extremamente importante , para entender a vida dos nossos antepassados e tals .
O trabalho do historiador é bastante instigante, pois lida com temas e assuntos relacionados a acontecimentos que, em sua grande maioria, ocorreram muito tempo antes do nascimento dele e sua função é interpretar acontecimentos históricos.