Os números de uma sequência numérica serão diretamente proporcionais aos números de outra sequência se a razão entre eles de forma respectiva possuir o mesmo resultado. Por exemplo, vamos verificar se os números da sequência (2, 3, 5) são diretamente proporcionais aos números da sequência (10, 15, 25).
Para realizar uma divisão proporcional deve-se utilizar a seguinte propriedade da proporcionalidade: “A soma (diferença) dos antecedentes está para a soma (diferença) dos consequentes”.
Em princípio, a divisão proporcional inversa não existe, pois neste caso, basta inverter os termos da razão para transformá-la em uma divisão direta. Assim, por exemplo, para dividir em partes inversamente proporcionais a 1/4 e 2/3 equivale a dividir em partes diretamente proporcionais a 4 e 3/2.
Esse valor se refere ao que ele tem direito por desempenhar as suas tarefas durante todo o mês. Quando um colaborador é demitido da sua companhia, deve receber o valor proporcional aos dias do mês que efetivamente trabalhou.
Significado de Proporcional adjetivo Que se pode referir à proporção, à relação das partes separadas do todo. Que possui uma relação idêntica de intensidade, volume, massa, grau etc., com outra coisa: salário proporcional ao trabalho oferecido. Em que há harmonia; bem ajustado ou adaptado; harmonioso.
Trata-se da igualdade entre duas ou mais razões provenientes das medidas extraídas de grandezas. Quando duas razões possuem o mesmo resultado, dizemos que elas são proporcionais. Se essas razões representam medidas de alguma grandeza, também dizemos que elas são proporcionais.
Significado de Proporcionalidade substantivo feminino Qualidade de proporcional, do que possui uma relação idêntica com outra coisa, especialmente intensidade, volume, massa ou grau. [Matemática] Propriedade que duas grandezas possuem que as deixam proporcionais.
Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade. ...
Grandezas cuja variação provoca aumento ou redução de forma inversa em outras grandezas, na mesma proporção, são inversamente proporcionais. Uma grandeza é um referencial usado para comparar e definir medidas.
Entendemos por grandezas inversamente proporcionais as situações onde ocorrem operações inversas, isto é, se dobramos uma grandeza, a outra é reduzida à metade. Um exemplo típico de grandezas inversas são o tempo e a velocidade. ... Nesse caso observamos que ao aumentar a velocidade do automóvel, o tempo da viagem diminui.