A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) abrange uma grande quantidade de municípios do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais. Esses municípios integram uma área de planejamento e geração de políticas públicas comuns a eles, a fim de propiciar o desenvolvimento da sua população.
O Brasil possui em seu território 35 regiões metropolitanas. Quando o intenso processo de urbanização promove a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, tem-se a conurbação. A expansão da área urbana faz com que os limites entre municípios vizinhos se confundam, sendo um processo muito comum nas metrópoles.
Resposta. Resposta: São Paulo e Rio de Janeiro . Isso porque essas duas cidades são conglomerados urbanos basante grandes e que possuem grande importância política e econômica para o países.
Como vimos, em 1973, foram criadas as primeiras oito regiões metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre), número posteriormente expandido com o acréscimo do Rio de Janeiro (1974).
São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife continuam sendo as cinco regiões metropolitanas mais populosas do país, somando mais de 44,4 milhões de habitantes.
As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo.
RespostaAs cidades brasileiras que se encaixam nesse nível são: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro. os centros urbanos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.
A. São consideradas metrópoles nacionais as capitais que apresentam elevado poder de influência estrutural, econômica, social e cultural ao redor do páis. Estas são essenciais para suas regiões, e são dotadas de grande quantidade de cidasdes conurbadas ao redor.
A maioria das cidades brasileiras são classificadas como grandes centros urbanos, que contêm empresas e serviços de alto de alto padrão, estando presente importantes pólos econômicos como centros de pesquisa, universidades, laboratórios, clínicas especializadas, dentre outros.
São Paulo ocupa o primeiro nível, seguido pelo Rio e por Brasília, no segundo nível. No terceiro nível, destacam-se Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e Porto Alegre e, no Nordeste – Fortaleza, Recife e Salvador.
As cidades brasileiras são classificadas de acordo com seu grau de importância, número de habitantes, além da atividade econômica exercida na região. ... As cidades médias, por outro lado não possuem grande variedade de serviços mas apresenta a globalização encontra-se presente.