A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.
Geralmente, esse produto notável é ensinado da seguinte maneira: O quadrado do primeiro termo menos duas vezes o primeiro vezes o segundo mais o quadrado do segundo termo. Como exemplo, vamos calcular (xy + 4)(xy – 4).
Calcula o quadrado de cada valor na coluna e calcula a soma desses valores quadrados. Ou seja, se a coluna contém x1, x2, ... , xn, a soma dos quadrados é (x 1 2 + x 2 2+ ... + x n 2).
A coluna C da tabela contém os valores dos quadrados dos erros. O último passo é fazer com que o Excel calcule a some desses resultados. Em uma célula abaixo da tabela (provavelmente C102 no presente exemplo, insira a função: =SOMA(C2:C101)
Tem mais depois da publicidade ;) O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).
Diferença de dois quadrados é o 5º caso de fatoração. Para compreendermos melhor como e quando utilizarmos é necessário que saibamos que diferença na matemática é o mesmo que subtração e que quadrado é elevar um número, letra ou termos ao quadrado.