Quem ocupa esse lugar no pódio das Picadas Mais Infernais da Terra é uma vespa apelidada carinhosamente de vespa caçadora (Pepsis formosa pationii). Só esse nome já dá arrepios, mas aqui no Brasil ela também é conhecida por mata cavalo, vespa-de-cobra, vespão, come-cobra e até cavalo-do-cão – nomes nada convidativos.
Mas você já pensou por que picada coça? O que acontece é que a saliva dos insetos é composta por um coquetel de proteínas, como anticoagulante, vasodilatador e antiplaquetário. O mosquito usa tudo isso para facilitar a absorção do sangue, mas acaba provocando reação alérgica no alvo, no caso, em pessoas.
- Coloque bolsa de gelo sobre a picada para aliviar a dor e o inchaço. - A coceira pode ser aliviada com pomada de hidrocortisona a 1%. - Se ocorrer reação alérgica ou se as picadas tiverem atingido uma área grande, procure auxílio médico.
Gelo – Uma compressa de água gelada ou de pedras de gelo consegue aliviar não só a coceira causada pelos mosquitos, mas também a dor que resulta da picada de outros insetos, como abelhas e formigas.
Os anti-histamínicos são os medicamentos mais usados para tratar sintomas alérgicos, como alergia nasal, na pele ou nos olhos, rinite alérgica ou urticária, podendo ser usados através de várias formulações, como comprimidos e xaropes, como é o caso da loratadina, desloratadina, cetirizina, hidroxizina ou fexofenadina, ...
Imediatamente, nosso sistema imunológico entra em ação e células “sentinelas” chamadas mastócitos liberam histamina e outros agentes de defesa para combater a invasão. A histamina eleva a circulação de sangue no local, o que deixa a pele vermelha e inchada, mas também aumenta a presença de células protetoras no local.
Porém, a gravidade da reação irá depender da sensibilidade ao veneno ou, às vezes, da quantidade injetada pelo mosquito. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias.
Reação inflamatória alérgica Parte das pessoas que são picadas podem ter essa reação mais aguda, no qual a saliva do borrachudo anestesia o local da picada e impede que o sangue coagule enquanto é sugado. Em seguida, vêm a vermelhidão, a coceira e o inchaço.
Para conter as picadas, uma dieta rica em vitamina B1 é a indispensável ao cardápio. Também conhecida como tiamina, essa substância traz em sua composição diversos nutrientes que atuam como um poderoso analgésico natural, aumentando também as células de defesa do corpo.
Não, mas ao contrário do que se pensava, ser mais ou menos vezes picado não tem a ver com os alimentos que se ingere. Quando selecionam as vítimas, os mosquitos – dependendo da sua espécie – têm em conta fatores como o odor corporal e o tipo de sangue.
Repelentes tópicos
Quais os 9 melhores repelentes eletrônicos
Para ajudar a minimizar este problema, o CicloVivo separou uma lista com cinco plantas que ajudam a manter os insetos longe de casa: