As vezes são vistos em panela de ferro, alguidar, panela de barro, ou recipientes de metal como cobre, alumínio e bronze, todavia sempre com artefatos do metal ferro,(martelo, foice, espada, torquês, pá, picareta, facão), no mínimo de sete ferramentas e no máximo de vinte e uma.
Seu símbolo é o machado de duas faces, que tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem, e a estrela de seis pontas, cujo símbolo é em si o poder equilibrador do universo. Xangô é indivisível, irremovível, pesado, forte e integro.
casa de acordo com as normas da casa, a saudação mais praticada nos terreiros é da seguinte forma: Chega-se a cangira, cruza-se os dedos das mãos com as palmas viradas para baixo e diz Larôie Exu, Laroie Exu Mojuba, seguido de suas preces para um bom trabalho e proteção.
mãe·-de·-san·to mãe·-de·-san·to mãe de san·to. [ Religião ] Nos candomblés e xangôs, mulher responsável pelo culto dos orixás, que se dirige à divindade, recebendo as instruções que transmite aos crentes. Plural: mães-de-santo . ... Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: mãe de santo.
O que é uma Mãe-de-Santo? No «A Tarde é Sua», Branca explica que uma Mãe-de-Santo é um intermediário entre os humanos e os Orixás. A função de uma Pai ou Mãe-de-Santo é alguém que ajuda a encontrar respostas e caminhos na vida.
Pai de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá ou babá é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. Seu equivalente feminino é a ialorixá ou mãe de santo.
SubstantivoEditar. chefe temporário de um terreiro de candomblé após a morte do dirigente principal.
Feitura de santo, no Candomblé e no Batuque significa a iniciação de alguém no culto aos orixás. ... É como fazer um acordo com o orixá, em que se diz que para sempre vamos cultuá-lo e adorá-lo, e o orixá irá nos ajudar em toda nossa trajetória, em vida e até depois dela.