O sopro é consequência do regurgita mento de sangue, que pode ser nas valvas atriais ou ventriculares, sendo o sopro um sinal clinico, a endocardiose é o regurgita mento de sangue na valva mitral, que pode ocorrer devido a uma degeneração crônica da mesma, ou a devido um aumento das câmaras cardíacas.
A endocardiose da valva mitral é a cardiopatia mais comum no cão, sendo baixa a incidência nos felinos (BELERENIAN et al., 2003). Segundo Tilley (2002) é uma enfermidade adquirida, degenerativa da valva mitral, que leva a insuficiência cardíaca, caracterizada por um espessamento das extremidades da valva.
A endocardite é a inflamação do tecido que reveste o interior do coração, especialmente as válvulas cardíacas. Geralmente, é provocada por uma infecção em outro local do corpo que se espalha pelo sangue até atingir o coração e, por isso, também pode ser conhecida como endocardite infecciosa.
A endocardite infecciosa é uma infecção do revestimento interno do coração (endocárdio) que geralmente também afeta as válvulas cardíacas. A endocardite infecciosa ocorre quando uma bactéria entra na corrente sanguínea e viaja para válvulas previamente lesionadas, aderindo-se a elas.
No caso do coração, pode deixar sequelas por toda a vida e até levar à morte. “As Válvulas Cardíacas são as únicas estruturas que ficam com sequelas após a Febre Reumática, como insuficiência valvar e/ou estenose valvar, colocando a vida das pessoas em risco.
Complicações possíveis A inflamação causada pela febre reumática pode durar de algumas semanas a vários meses. Em alguns casos, essa inflamação pode causar complicações no longo prazo. A cardiopatia reumática diz respeito a danos permanentes ao coração e é uma das principais complicações decorrentes de febre reumática.
A febre reumática tem cura, e o tratamento é feito com o uso de antibióticos, como o Benzetacil, prescritos pelo pediatra, reumatologista ou clínico geral. Já os sintomas de inflamação nas articulações e coração podem ser aliviados com repouso e uso de anti-inflamatórios, como ibuprofeno e prednisona, por exemplo.