As retas oblíquas são consideradas um tipo especial de reta concorrente, mas que formam um ângulo diferente de 90°. Já nas retas perpendiculares o ângulo formado é reto.
Duas retas que se cruzam e possuem um único ponto em comum são chamadas de concorrentes. ... Quando as retas possuem um único ponto em comum e cruzam-se, são chamadas de concorrentes. Na imagem acima, o ponto em comum entre as duas retas é representado pela letra P (o ponto deve ser nomeado com letra maiúscula).
São indicadas por letras minúsculas. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos. ... Semirreta: é uma reta que tem início (marcado por um ponto), mas não tem fim. Ou seja, é uma linha que apresenta somente uma direção e sentido, partindo de um ponto de origem.
Uma semirreta possui apenas um ponto de origem, ou seja, enquanto uma reta é infinita nos dois sentidos, uma semirreta só é infinita em um só sentido. Ela possui dois pontos, um ponto é a origem, o outro é um ponto de passagem.
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido. Outra característica que as definem é que elas mantêm a mesma medida de inclinação, chamado de coeficiente angular.
Nós podemos representar um segmento de reta através de duas letras que caracterizam os pontos de seus extremos com uma linha por cima delas: ou . Eles devem ser lidos como “Segmento AB” ou “Segmento BA”. Se dois ou mais segmentos de retas possuem o mesmo comprimento, eles são chamados de congruentes.
Reta numérica é uma reta que representa o conjunto dos números reais (ver mais detalhes em Reta Real). Ela pode estar tanto na horizontal quanto na vertical. No centro da reta fica o zero, que é sua origem. ... Para saber mais: números naturais, números racionais, números inteiros, números irracionais, Conjuntos numéricos.