Por isso vamos lá: – Pecado: Uma das traduções da palavra pecado é “errar o alvo”. Sabe-se que não existe pecado que não seja previsto por uma lei; ou seja: se não houver algo dizendo que é erro, não é. ... – Transgressão: enquanto pecar é errar o alvo, transgredir é mirar fora, propositalmente.
A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante. Segundo a bíblia, o iníquo é o indivíduo que já está acostumado a pecar, não se importando mais com as consequências ou tendo vergonha de cometê-los.
bestar errar vagabundear cincar desacertar falhar claudicar caxingar coxear fraquejar mancar manquejar pecar prevaricar desconcertar enganar-se fracassar enganarse equivocarse esbarrondar falecer faltar fender frustrar gorar lascar maiograr-se capengar delinquir perder arrasar arrumar ceifar corromperjdesgraçar ...
Enquanto o pecado é errar o caminho a iniquidade é sentir-se confortável nele. Ou seja, a iniquidade é aquele pecado que não produz mais sentimentos de culpa, a pessoa peca deliberadamente e eleva-se ao mais perigoso e escorregadio de todos os caminhos.
Basicamente, dívida é dinheiro emprestado assegurado de alguma forma com algum tipo de propriedade. Equidade, por outro lado, é capital contribuído, usualmente em dinheiro. Dívida deve ser assegurada por uma assinatura pessoal, e equidade pode ser assegurada também na forma de ativo contribuído.
Existe uma distinção sutil envolvida nesses dois contrastes. Quando consideramos o par “igualdade x diferença” (ou “igual” x “diferente”), temos algo da ordem das modalidades de ser: uma coisa ou é igual à outra, pelo menos em determinado aspecto, ou então dela difere.
Na saúde publica podemos dizer que igualdade é onde todos merecem ser atendidos e cuidados, já equidade é que os que estão em situação de urgência merecem ser atendidos com prioridade e mais rápido.
1. Equidade está relacionada à ideia de reduzir as desigualdades que são geradas por diversos fatores sociais e econômicos e que podem levar a diferenças na aprendizagem ao se comparar diferentes grupos. 2. A promoção da equidade pode ser feita por políticas afirmativas, que garantem acesso a oportunidades iguais.
Enfim, o que determina uma escola de qualidade? ... Libâneo (apud TEIXEIRA; SCHWANTES, 2011) afirma que a escola bem organizada é aquela que garante condições pedagógicas e operacionais para que os professores desempenhem um bom trabalho a ponto de promover uma aprendizagem satisfatória a todos os alunos.
Segundo Luckesi (2011) “o ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar os atos de ensinar e aprender produtivos e satisfatórios”. Assim, não podemos desvincular a avaliação do aluno do processo de ensino do professor. ... O processo de ensino/aprendizagem é muito mais complexo que isso.