Normalização é a técnica que objetiva eliminar redundâncias de dados de arquivos/documentos. A motivação de seu uso deve-se a sistemas raramente documentados, necessidade de modelo E-R, manutenção, migração para outro tipo de banco de dados e integração com outros banco de dados.
Para normalizar o banco de dados, deve-se examinar as colunas (atributos) de uma entidade e as relações entre entidades (tabelas), com o objetivo de se evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registros.
Normalização é um processo a partir do qual se aplicam regras a todas as tabelas do banco de dados com o objetivo de evitar falhas no projeto, como redundância de dados e mistura de diferentes assuntos numa mesma tabela.
Para normalizar um vetor, portanto, tomamos um vetor de um comprimento qualquer e, mantendo-o apontado à mesma direção, mudamos seu comprimento a 1, tornando-o o que se define como vetor unitário.
De maneira tautológica, considere-se que a não normalidade ocorre quando alguma das variá- veis que descrevem um fenômeno segue qualquer distribuição de probabilidade que não seja a normal, por razões intrínsecas ao fenômeno.
Se o valor de p for menor ou igual ao nível de significância, você deve rejeitar a hipótese nula e concluir que os seus dados não seguem a distribuição normal. Se o valor de p for maior do que o nível de significância, você não deve rejeitar a hipótese nula.