Os carboidratos simples possuem um alto índice glicêmico, são digeridos e absorvidos rapidamente pelo corpo. Já os carboidratos complexos exigem um maior esforço do corpo para a sua digestão e liberação de energia, possuindo assim, um índice glicêmico mais baixo.
Limite os carboidratos simples, pois eles não saciam muito bem a fome e estão tipicamente presentes em alimentos com baixo teor nutricional. Aumentar o número de carboidratos complexos, como eles podem fazer uma pessoa se sentir mais completa por mais tempo e são geralmente altamente nutritivos.
O arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ele possui mais nutrientes, fibras e magnésio, melhor digestão e mais saciedade que o arroz branco comum puro. Os 7 grãos são: arroz agulhinha, cevada em grãos, quinoa branca e vermelha, arroz negro, arroz vermelho, painço em grãos e trigo em grãos.
Quem gosta ou sente falta de arroz, batata e macarrão no jantar, não deve se preocupar com eles e sim com o conjunto. Para quem ainda não está muito convencido, experimente trocar o carboidrato "tradicional" por um de maior qualidade. É aí que as opções integrais podem te ajudar a fazer uma substituição saudável.
Uma das maneiras mais saudáveis de consumir menos carboidratos é substituí-los por legumes, verduras e frutas, que além de serem ricos em fibras, vitaminas e minerais, são fontes de antioxidantes.