10 receitas em que a mandioca é a atração principal do prato
Na versão seca ela vai direto para a prensa, de onde é retirada a umidade e parte do amido. Depois disso é tostada em tachos direto no fogo até ficar seca crocante, pronta para fazer deliciosas farofas. Já na versão farinha d'água, a mandioca, antes de ser ralada, seca e tostada, descansa de 1 a 6 dias na água.
Manihot esculenta, conhecida como mandioca, macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga, é uma planta tuberosa da família das Euphorbiaceae.
Mandioca, aipim ou macaxeira No Sul e Sudeste do país, exceto o Rio de Janeiro, todo mundo diz mandioca. No Norte e Nordeste vira macaxeira ou aipi.
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil!
Branca. É a cor mais comum para todas as farinhas. Esssa coloração pode ser natural; se for usada raízes amarelas, mas também podem ser obtidas artificialmente. As farinhas amarelas são mais comuns nas regiões norte e nordeste do país.
Para saber se a qualidade é boa a casca tem de estar um pouco umedecida e soltar com facilidade, além disso pode procurar o que alguns cozinheiros chamam de aipim-manteiga, geralmente apresentam uma coloração rosa por baixo da casca castanha, e é considerado um aipim de elevada qualidade.
Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.
Tanto a mandioca de mesa quanto a mandioca brava podem apresentar pele branca ou rosada, caule verde ou rosado ou alguma característica semelhante nas raízes.
Não existe nenhum tipo de contraindicação para o consumo desse alimento, mas um cuidado importante precisa ser tomado. "A mandioca não pode ser consumida crua", alerta a nutricionista.
Muitas pessoas não gostam do frango cozido, por conta do cheiro e gosto forte que ele tem. Mas existe um jeito simples e fácil de ''TIRAR O CHEIRO E AQUELA BABA'' do frango. É preciso apenas um pouco de vinagre ou limão e água quente.