Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia. Nesse processo, a produção de energia somente persiste mediante o fornecimento contínuo de energia.
Assim sendo, podemos concluir que a fusão, a vaporização e a sublimação são processos endotérmicos, enquanto a solidificação e a condensação são processos exotérmicos. Nesses casos não há reação química, mas sim, transformações ou fenômenos físicos com absorção ou liberação de calor. FELTRE, Ricardo. Química volume 2.
As reações ou mudanças de estado físico que absorvem calor são denominadas de processos endotérmicos. Um exemplo de reação endotérmica (o prefixo “endo” significa “para dentro”) é o cozimento de alimentos, no qual é necessário o fornecimento de energia.
Resposta. São processos endotérmicos aqueles que absorvem calor (fusão e vaporização). São processos exotérmicos aqueles que liberam calor (condensação e solidificação).
A) A fusão é um processo endotérmico, pois é uma mudança de estado do solido (estado menos energético), para o estado liquido ou gasoso (estados mais energéticos).
→Um processo endotérmico absolve energia do meio. ... Então o processo de fotossíntese que utiliza a energia luminosa do sol para sintetizar uma substância só poderá ser endotérmico, dessa forma o composto formado terá uma maior energia que poderá ser liberada em um processo exotérmico posterior.
Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
Com a energia solar e a clorofila, uma substância que dá a cor verde das folhas, ela realiza um processo chamado fotossíntese. Nesse processo, a plantinha transforma o dióxido de carbono e a água em glicose, que é o alimento das plantas, e oxigênio, que é o ar que a gente respira.
As matérias primas da fotossíntese são luz solar, água e gás carbônico. A luz solar vem da radiação solar, ao passo que o gás carbônico é oriundo da respiração aeróbica dos seres vivos, e a água provém do ciclo hidrológico, como as chuvas.
A luz solar e o gás carbônico unem-se à água e a um elemento químico das plantas, a clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose. Ao mesmo tempo, a planta libera oxigênio pelas folhas. Esse processo é chamado de fotossíntese.
Podemos afirmar que os elementos necessários para ocorrer a fotossíntese são luz solar, dióxido de carbono e água . ... OS três elementos que são indispensáveis são: luz solar, que é a fonte de energia, o dióxido de carbono e água que tem as moléculas quebradas para com a intenção da liberação de elétrons.
Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte • O artista, aquele que cria a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato e individual transmitindo e expressando suas ideias, sentimentos, emoções em um objeto artístico (pintura, escultura, desenho etc.)
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
calor; comburente e combustível. Compreende quase todos os materiais que possamos imaginar (papel, madeira, gasolina). É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão.
Os elementos que formam o tetraedro do fogo são: