A pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos organismos em cada nível trófico. A pirâmide de biomassa também pode ser invertida. Exemplo: Em um ecossistema aquático, o fitoplâncton é o principal produtor, ele se reproduz rapidamente e possui ciclo de vida curto.
O conceito de biomassa compreende todas as matérias orgânicas utilizadas como fontes de energia. Os resíduos agrícolas, madeira e plantas - como a cana de açúcar, o eucalipto e a beterraba, colhidos com o objetivo de produzir energia - são os exemplos mais comuns da biomassa.
A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. ... A energia é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas.
Os diferentes tipos de biomassa
As fontes de biomassa podem ser classificadas como: vegetais lenhosos (madeiras), vegetais não lenhosos (sacarídeos, celulósicos, amiláceos e aquáticos), resíduos orgânicos (agrícolas, industriais, urbanos) e biofluidos (óleos vegetais).
As térmicas são representadas em sua maioria pelas usinas a biomassa, que somam 286 empreendimentos. O Brasil conta também com 48 termelétricas a gás, 44 a óleo, dez movidas a carvão mineral, duas nucleares e outras 11 usinas, que podem ser bicombustíveis ou até mesmo reação exotérmica.
A biomassa é uma fonte de energia que pode ser utilizada para a produção de energia elétrica e industrial. ... É considerada uma fonte de energia renovável, pois o material orgânico que é queimado durante a sua produção é renovado através do ciclo do carbono. As plantas e os animais formam a biomassa terrestre.
Vantagens da utilização da Energia a Biomassa É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro); ... A biomassa sólida é extremamente barata, sendo as suas cinzas menos agressivas para o ambiente; Verifica-se uma menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos, etc).
Em comparação com os combustíveis fósseis (representados pelos derivados de petróleo), os resíduos da queima das biomassas (representados por materiais orgânicos) geram muito menos emissões de gases causadores do efeito estufa.
Vantagens e desvantagens da Biomassa
Alguma das vantagens da Biomassa está no baixo custo de sua aquisição; A não emissão de dióxido de enxofre, tão poluente ao meio ambiente; As sobras de cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; Menor corrosão dos equipamentos (cadeiras, fornos, etc.)
Principais desvantagens da energia Biomassa: Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida. Contribuição para formação de chuva ácida (biocombustíveis líquidos) Custo elevado na aquisição de equipamentos industriais. Grandes impactos ambientais em áreas verdes.
O etanol é o principal biocombustível do Brasil e dos Estados Unidos; enquanto que na União Europeia o biodiesel domina o mercado de biocombustíveis líquidos.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
Atualmente, o bagaço da cana-de-açúcar é a biomassa mais utilizada no país, principalmente na produção do bioetanol.
13%
Responsável por pouco mais de 9% da eletricidade consumida no país, a energia de biomassa é aquela obtida pela queima de materiais orgânicos. Entre as fontes de biomassa mais usadas estão, o bagaço da cana-de-açúcar (que representa 78%), casca de arroz, cavaco de madeira e capim elefante, por exemplo.
No Brasil, como no resto do mundo, o uso da biomassa como fonte renovável de energia, vem através do uso de restos de madeira, bagaço de cana, lenha, carvão vegetal, dejetos de animais (como no caso do porco), álcool e outras fontes primárias de energia.
Dados divulgados pela Resenha Energética Brasileira no mesmo ano indicaram que a bioenergia corresponde a 29,9% da matriz energética do país. O maior potencial de produção de energia por meio da biomassa é na região Sudeste, especialmente no estado de São Paulo.
A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas. Apesar disso, o país só utiliza 25% do seu potencial hidráulico.
5 maiores fontes de energia elétrica no Brasil
Energia Solar
petróleo
Hidrelétrica