Segundo Lévi-Strauss, a diversidade cultural, o encontro com culturas diferentes e as trocas decorrentes seriam propulsoras do progresso. ... Ele diz ainda que essas características da sociedade ocidental não se devem somente à história ocidental mas também são o resultado das diversas interações culturais.
"Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana. ... Geertz, define símbolo como qualquer ato, objeto, acontecimento ou relação que representa um significado. Compreender o homem e a cultura é interpretar essa teia de significados.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Podemos afirmar que as culturas constituem totalidades homogêneas e realidades estanques. ... Podemos afirmar que as culturas desenvolveram-se no tempo e no espaço em ritmos e modalidades extremadamente estável. e. Podemos afirmar que a variedade das culturas humanas não é um dado constitutivo das diferentes sociedades.
Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.
Então podemos dizer que a função da cultura na sociedade é que a cultura faz parte de cada estado e assim podemos saber o que aconteceu e está ainda integrado, como festas e eventos sobre a cultura de seu estado/país então sem a cultura a sociedade ia viver vazia sem nada a fazer.
Resposta: Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
A principal característica da cultura de massa é justamente a possibilidade de difusão em larga escala pelos meios de comunicação, algo muito novo quando de seu surgimento, entre os séculos XIX e XX.
Cultura de Massa é o termo empregado para significar o processo de produção de bens de consumo (de vários tipos) que alcancem uma grande parcela da população, com fins fundamentalmente lucrativos e comerciais. ... A Cultura de Massa é, por isso, parte integrante do sistema capitalista e de seus fenômenos decorrentes.
São exemplos de culturas de massa: festas populares como o congado, o bumba-meu-boi e o carnaval; culturas místicas como o folclore; e mídias em geral como músicas, shows, novelas e filmes populares.
Indústria Cultural é um conceito usado para designar a transformação de diferentes obras em produtos padronizados, devido à introdução da tecnologia no processo de produção cultural.
Resposta. Resposta: A cultura de massa está diretamente ligada a forma que a indústria cultural veicula as informações para a população em todos os segmentos de entretenimento e consumo.
A cultura de massa é produto direto originado da Indústria Cultural. Ele abrange todo e qualquer tipo de expressão cultural produzido com o intuito de atingir grande parcela da população. ... Ou seja, a cultura de massa apresenta como função estabelecer a geração de produtos para consumo abrangente do meio social.
Resposta. Resposta: Desenhar, pintar, os produtos que consumo são musica, cinema, series, desenhos e peças.
Neste sentido, a relação que se dá entre Cultura e ideologia é de interdependência, uma vez que a ideologia representa a manifestação das formas de expressão de uma determinada Cultura. Nos veículos de comunicação em massa, a ideologia e Cultura podem ser consideradas produtos que são vendidos pela indústria cultural.
O termo sociedade de massa é utilizado para descrever a nova ordem social, que se caracteriza pela convivência de grandes grupos em um mesmo contexto social. Falamos em sociedades de massa geralmente quando nos referimos a um tipo de organização social bastante específico e recente.
Foi também nesse período que o samba, um dos mais importantes gêneros musicais da nossa cultura, ganhou mais prestígio pelos próprios brasileiros e independente da classe. Antes disso, era relegado às camadas populares. Mas, na era Vargas, as marchinhas eram o verdadeiro sucesso do carnaval.
O Plano Cohen foi um documento forjado por militares brasileiros com a intenção de instaurar a ditadura do Estado Novo, em novembro de 1937.
Verificado por especialistas. Os principais acontecimentos que marcaram o Governo Vargas em 1930, 1934 e 1937, respectivamente, são a instituição do Governo provisório , do Governo constitucional e do Estado Novo.
Resumo das principais realizações do seu governo: - Criou a Justiça do Trabalho em 1939. - Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas.