3 dicas que podem aliviar o incômodo:
Olá! Na verdade dizemos que a caspa (dermatite seborreica) é uma doença que tem controle. Isso significa que não há uma cura definitiva, mas é possível controlar o quadro clínico quando realizados tratamentos adequados.
Não há uma causa totalmente conhecida, mas sabe-se que a inflamação pode ser genética ou desencadeada por alergia, estresse, tempo frio, excesso de oleosidade e pela presença do fungo Pityrosporum ovale, como informou Karla.
A causa primária da caspa oleosa é uma levedura chamada Pityrosporum ovale, que vive naturalmente nos folículos capilares. Quando o couro cabeludo está excessivamente oleoso, essa levedura se prolifera e causa inflamação. Tal inflamação leva à “descamação” - ou seja, quando a pele descama em flocos.
O que é caspa? A caspa, nada mais é, do que o nome popular que damos ao quadro da dermatite seborreica no couro cabeludo - uma inflamação acompanhada por descamação branca e, por vezes, um pouco amarelada que pode causar muita coceira, manchas vermelhas, irritação e feridas.
- Lavar o cabelo todo dia provoca a caspa. Mito. Não há nada que indique essa possibilidade. E higiene é sempre recomendável, embora não seja necessário lavar a cabeça diariamente. Mas quem tem esse hábito não precisa interrompê-lo por medo da caspa.
Sim, embora seja mais raro. Sim, embora seja mais raro. A caspa é formada por sebo e células mortas da pele que descamam do couro cabeludo. O problema começa na glândula sebácea, a produtora do sebo que lubrifica a superfície da cabeça – ele sai pelo folículo piloso, mesma estrutura de onde surgem os fios de cabelo.
A caspa não é causada por um shampoo. Ela é causada por um micróbio que ocorre naturalmente e que está presente no couro cabeludo de todo mundo (independentementedo shampoo utilizado!).
Os 8 melhores shampoos anticaspa do mercado
LA ROCHE-POSAY | Kerium DS Anticaspa O Capriloil glicina em sua fórmula atua como um regulador de sebo, ajudando a manter o couro cabeludo e os fios hidratados. Possui também ação anticoceira. Esse é um shampoo unissex que não resseca os fios e te deixa livre da caspa!
Os 4 Melhores Shampoos Anticaspa em 2018
Como usar o shampoo anticaspa ideal
O vinagre branco também ajuda a controlar a caspa O ingrediente tem ação antifúngica, aliviando a coceira e diminuindo a descamação. Nesse caso, é só misturar meia caneca do vinagre com duas de água, massageando o couro cabeludo por cinco minutos antes de começar a lavagem dos fios com shampoo e condicionador.
O segredo para acabar de vez com a caspa é manter a oleosidade do couro cabeludo controlada. Para isso, lavar o cabelo com shampoos anti-caspa ou que contenham ingredientes como sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol, pode ser a solução, especialmente nos momentos em que existe mais caspa.
Cetoconazol: Nizoral, Lozan, Medicasp ou Medley Cetoconazol; Ácido salicílico: Ionil T, Pielus ou Klinse; Sulfeto de selênio: Caspacil, Selsun ou Flora Selenium; Piritionato de zinco: Payot ou Pharmapele com piritionato de zinco.
De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:
A caspa não se cola ao cabelo, e por vezes cai sobre os ombros com o movimento do cabelo. As lêndeas, por outro lado, estão coladas e são mais facilmente removidas com um pente metálico ou mesmo manualmente, inspeccionando madeixa a madeixa e eliminando todos os ovos.
Existem dois tipos de caspa: caspa seca e caspa oleosa. Em casos moderados de caspa, as películas são finas, secas, cinza ou esbranquiçadas e não aderem ao couro cabeludo; elas caem sobre os ombros.