Confidencialidade
Normas de confidencialidade Outra medida a ser adotada é a assinatura de documentos pelo funcionário logo ao ser admitido, para garantir a confidencialidade dos dados que transitam internamente, além também de promover treinamentos para que os colaboradores possam lidar com as informações da melhor forma possível.
Então confira abaixo os 5 maiores erros no ambiente corporativo que podem comprometer a segurança da informação.
Em poucas palavras, o pilar da confidencialidade assegura a proteção da informação contra o acesso não autorizado. Ao promover privacidade para os dados do negócio, esse princípio visa blindá-los de possíveis situações de espionagem, ataques cibernéticos e outros.
Utilize um Firewall para manter a rede da empresa protegida, configurando adequadamente as regras e bloqueios necessários, a fim de impedir incidentes nocivos, como vírus ou malwares que podem causar sequestro de dados, conhecido como Ransomware.
7 Dicas para proteger os dados de minha empresa
Veja algumas rotinas de proteção que podem ser incorporadas:
Use protocolos de autorização de acesso Para que isso seja possível, a empresa deve estabelecer parâmetros de acesso aos dados, usando senhas de controle ao sistema e arquivos digitais.
Informação sigilosa (por vezes também traduzido do inglês como “informação sensível”) é uma informação ou conhecimento que pode resultar em uma perda de vantagem ou do nível de segurança, caso revelada (divulgada) a outros, que podem ter baixa ou desconhecida confiabilidade ou intenções indetermináveis ou hostis.
Os dados ganham sigilo necessário, estão sempre disponíveis e dificilmente são perdidos por qualquer motivo. Com isso, você ganha em eficiência organizacional e tem uma base mais sólida para tomar decisões importantes, que podem ser fundamentais para o futuro da empresa.
A definição de sigilo profissional baseia-se no fato de o empregado preservar e não divulgar para terceiros, toda a informação que seja importante e fundamental para a operação da empresa, como dados de planejamentos, informações pessoais e financeiras de colaboradores e patrões.
Seus colaboradores podem ser seus maiores aliados no cuidado com o sigilo das informações dentro de sua empresa. Para isso, eles precisam estar cientes das práticas de segurança. Isso inclui a criação e o uso de senhas pessoais, o acesso a sites inseguros, a varredura de anexos e e-mails suspeitos, entre outras ações.
Informação confidencial (por vezes também traduzido do inglês como “informação classificada”) é uma informação sigilosa a qual o acesso é restrito pela lei ou regulamentos a classes específicas de pessoas.
LEGISLAÇÃO SOBRE SIGILO PROFISSIONAL Seu art. 82 traz como dever dos profissionais “manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto casos previstos em lei, ordem judicial ou com o consentimento escrito da pessoa envolvida ou de seu representante legal”(7:82).
O sigilo profissional na advocacia é bastante rigoroso, porém não tem caráter absoluto, podendo ser quebrado quando ocorrer ameaça à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente, e tenha de revelar segredos ou exibir documentos que lhe tenham sido confiados, e que sejam indispensáveis para ...
Tribunal de ética da OAB-SP diz que advogado pode quebrar sigilo para se defender. O sigilo profissional cederá em face de circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, como nos casos de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou que envolvam defesa própria.
O segredo profissional baseia-se na ciência de fatos que chegam ao conhecimento da pessoa em razão da profissão que exerce e cuja revelação possa ocasionar danos àquele a quem o segredo pertence. ...